Realidade aumentada, aprendizagem e práticas colaborativas em espaços híbridos

Autores

  • Sergio Amadeu Silveira Faculdade Casper Líbero.

Resumo

O texto organiza uma trajetória entre os conceitos de ciberespaço, espaços híbridos, espaços intersticiais e territórios informacionais para articulá-los com a emergência da cultura da mobilidade, da expansão das máquinas de processar informações e das possibilidades de utilização das tecnologias de realidade aumentada nos processos de aprendizagem, artístico-culturais e lúdicos. Finaliza propondo roteiro para a realização de experimento colaborativo de realidade aumentada no espaço urbano.

Palavras-chave: Realidade aumentada. Espaços híbridos. Aprendizagem ciberhíbrida. Práticas colaborativas.

Augmented reality, collaborative learning and practice in hybrid spaces

Abstract

This paper organizes the concepts of cyberspace, hybrid spaces, interstitial spaces and informational territories to link them to the emergence of a mobile culture, the expansion of the machines to process information and the possibilities of using technologies of augmented reality in learning processes, artistic and cultural entertainment. As a conclusion a schedule is proposed for an experiment of collaborative augmented reality in urban space.

Keywords: Augmented reality. Hybrid spaces. Cyberhybrid learning. Collaborative practices

Biografia do autor

Sergio Amadeu Silveira, Faculdade Casper Líbero.

Doutorado em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP). Faculdade Casper Líbero.E-mail: samadeu@gmail.com

Downloads

Publicado

15/04/2010

Como citar

Amadeu Silveira, S. (2010). Realidade aumentada, aprendizagem e práticas colaborativas em espaços híbridos. Inclusão Social, 3(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1639

Edição

Seção

Opinion Paper