Os centros vocacionais tecnológicos e inclusão social

Ivan Rocha Neto

Resumo


São discutidos os resultados do Programa de Criação e Modernização dos Centros Vocacionais Tecnológicos do ponto de vista de seu potencial para inclusão social pela educação vocacional ou para o trabalho. Os resultados podem ser considerados preliminares, pois a maioria dos centros implantados tem pouco tempo de funcionamento. Trata-se de um ensaio como contribuição para o debate em relação à inclusão social pela educação vocacional, que distingue os centros que são orientados para atender às demandas sociais não atendidas pelo sistema de ensino formal. A avaliação foi realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em 2009, tanto segundo a metodologia qualitativa, com base em entrevistas e visitas locais, quanto quantitativa, a partir da estatística descritiva da consulta enviada aos coordenadores dos centros. Este ensaio apresenta os resultados das entrevistas, que mostraram elevado potencial para inclusão social por meio da educação para o trabalho mediante cursos profissionalizantes de curta duração. Propõe também que os critérios adotados pelo programa precisam ser revistos nos processos de aprovação de futuros projetos.


Palavras-chave: Inclusão Social. Centros Vocacionais Tecnológicos. Educação para o Trabalho.



Vocational and Technological Centers and Social Inclusion


Abstract


The results of the Program of Creation and Modernization of Vocational and Technological Centers – CVT (s) are discussed from the point of view of social inclusion by vocational education. The results may be taken as a preliminary consideration that the centers were only recently implanted. The objective of this essay is to contribute to the discussion related to social inclusion through vocational education as different from the centers which are oriented to cope with the demand not attended by the formal education system. An assessment was performed by the Center of Management and Strategic Studies- CGEE in 2009 according to both qualitative and quantitative approaches, based on interviews, as well as on local visits, and on descriptive statistics of a consultation addressed to the coordinators of the centers.The focus of this essay points out the qualitative results of the interviews, showing a high potential for social inclusion through vocational education by means of short duration courses promoted by the centers. The conclusion is that the criteria adopted by the program shall be revised in the processes of approval of future projects.


Keywords: Social Inclusion. Vocational and Technological Centers.Vocational Education.


Palavras-chave


Inclusão Social. Centros Vocacionais Tecnológicos. Educação para o Trabalho.

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