A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais

Autores

  • Lizandra Brasil Estabel IFRS-Campus Porto Alegre
  • Eliane Lourdes da Silva Moro DCI/FABICO/UFRGS

Palavras-chave:

Mediação. Leitura. Tecnologias de Informação e de Comunicação. Pessoas com Necessidades Especiais. Inclusão.

Resumo

Este artigo apresenta, no contexto da sociedade atual, o acesso e o uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) como instrumentos mediadores para a promoção da leitura no âmbito da família, da escola e da biblioteca, em todos os ciclos do desenvolvimento humano, propiciando o acesso universalizado para todos, incluindo as pessoas com necessidades especiais (PNEs), que possuem limitação física, sensorial, mental e/ou intelectual. Aborda a mediação da leitura no âmbito da família, da escola e da biblioteca, destacando a atuação dos pais, do professor e do bibliotecário como mediadores entre o texto e o leitor e estimulando a leitura em todos esses espaços. A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca transforma a casa, a sala de aula e a biblioteca em espaços de informação e de leitura, no âmbito da bibliodiversidade, possibilitando a inclusão digital, social e informacional.

Palavras-chave

Mediação. Leitura. Tecnologias de informação e de comunicação. Pessoas com necessidades especiais.
Inclusão.

Tools for promoting reading at home, school and library by means of information and communication technologies and social inclusion of People with Special Needs

Abstract

The objective of this paper is to discuss, in the context of temporary society, the access to and the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as an instrument for promoting reading at home, school and library in the different stages of human development, providing a universal access for all individuals, including People with Special Needs (PSNs), i. e., people with physical, sensory, mental and/or intellectual limitations. The role of parents, teachers and librarians is really important for promoting reading in their respective areas of action, fostering social inclusion.

Keywords

Mediation. Reading. Information and Communication Technologies. People with Special Needs.

Biografia do autor

Lizandra Brasil Estabel, IFRS-Campus Porto Alegre

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/ PGIE – Porto Alegre, RS – Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Porto Alegre. Porto Alegre, RS – Brasil

Eliane Lourdes da Silva Moro, DCI/FABICO/UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEDU/UFRGS – Porto Alegre, RS - Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade daFaculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.  Professora do Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Porto Alegre, RS – Brasil.

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Publicado

22/12/2011

Como citar

Estabel, L. B., & Moro, E. L. da S. (2011). A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais. Inclusão Social, 4(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1657

Edição

Seção

Artigos