A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais
Palavras-chave:
Mediação. Leitura. Tecnologias de Informação e de Comunicação. Pessoas com Necessidades Especiais. Inclusão.Resumo
Este artigo apresenta, no contexto da sociedade atual, o acesso e o uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) como instrumentos mediadores para a promoção da leitura no âmbito da família, da escola e da biblioteca, em todos os ciclos do desenvolvimento humano, propiciando o acesso universalizado para todos, incluindo as pessoas com necessidades especiais (PNEs), que possuem limitação física, sensorial, mental e/ou intelectual. Aborda a mediação da leitura no âmbito da família, da escola e da biblioteca, destacando a atuação dos pais, do professor e do bibliotecário como mediadores entre o texto e o leitor e estimulando a leitura em todos esses espaços. A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca transforma a casa, a sala de aula e a biblioteca em espaços de informação e de leitura, no âmbito da bibliodiversidade, possibilitando a inclusão digital, social e informacional.Palavras-chave
Mediação. Leitura. Tecnologias de informação e de comunicação. Pessoas com necessidades especiais.
Inclusão.
Tools for promoting reading at home, school and library by means of information and communication technologies and social inclusion of People with Special Needs
Abstract
The objective of this paper is to discuss, in the context of temporary society, the access to and the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as an instrument for promoting reading at home, school and library in the different stages of human development, providing a universal access for all individuals, including People with Special Needs (PSNs), i. e., people with physical, sensory, mental and/or intellectual limitations. The role of parents, teachers and librarians is really important for promoting reading in their respective areas of action, fostering social inclusion.
Keywords
Mediation. Reading. Information and Communication Technologies. People with Special Needs.
Downloads
Publicado
22/12/2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.
Como Citar
A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais. (2011). Inclusão Social, 4(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1657