Inclusão digital no Proinfo integrado: perspectivas de uma política governamental

Handherson Leyltton Costa Damasceno, Maria Helena Silveira Bonilla, Maria Sigmar Coutinho Passos

Resumo


As discussões e os debates sobre a inclusão digital no Brasil não sinalizam para uma síntese, sendo marcados por apropriações diferenciadas, tanto nas políticas públicas de inclusão digital, quanto nos debates e publicações acadêmicas. Neste artigo buscamos uma sistematização e análise sobre a questão da inclusão digital tomando como objeto o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado. Para o debate sobre inclusão digital, tomou-se como base as discussões de Bonilla (2010), Bonilla e Oliveira (2011), Lemos (2003; 2011), Silveira (2011). Sobre o Proinfo Integrado, baseou-se nas contribuições de autores que pesquisam sobre o tema, documentos do programa, além de outros autores que transversalizam a análise aqui proposta. Neste estudo, conclui-se que a inclusão digital é vista apenas pelo viés da capacitação tecnológica, colocada como estratégia para melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento de habilidades técnicas para a inserção no mercado de trabalho.


Palavras-chave
Capacitação tecnológica. Ensino. Inclusão digital. Mercardo de trabalho. Proinfo Integrado.

Digital Inclusion in the Proinfo Integrado: governmental policy perspectives


Abstract
The discussions and debates on digital inclusion in Brazil do not point out to a synthesis, which is marked by differentiated appropriations, both in the public policies of “Digital Inclusion” and in the debates and academic publications. The objective of this paper is to seek a systematization and analysis of the issue of digital inclusion, based on the National Program for Continuing Formation in Educational Technology - Integrated Proinfo. The debates on Digital Inclusion are based on the discussions presented by Bonilla (2010), Bonilla and Oliveira (2011), Lemos (2003, 2011), Silveira (2011). The Proinfo Integrado is presented according to the contributions by authors who have analyzed the theme, documents referring to the program, in addition to other authors who have studied this proposal. The conclusion is that the digital inclusion is seen only by its nature of technological capability, considered as a strategy for improving the quality of teaching and development of technical skills for entering the labor market.

Keywords
Digital Inclusion. Labor market. Technical skills. Technological capability.


Palavras-chave


Inclusão digital; Políticas públicas; Proinfo integrado; Qualidade do ensino; Mercado de trabalho

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