Projeto Unidade Referencial Jequitibá: inclusão produtiva através da educação profissional e tecnológica

Marilise Doege Esteves, Shalimar de Alcântara Souza, Marcos Rodrigo Gomes da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é elencar novas perspectivas em educação para populações tradicionalmente afastadas da possibilidade de acesso à educação. Políticas públicas em educação profissional e tecnológica propiciam melhores oportunidades populações da área rural, alcançando locais distantes e populações vulneráveis. A inclusão social emerge como conseqüência dessas políticas públicas e promove um desenvolvimento sustentável, através de inclusão produtiva e acesso à educação de qualidade.

Palavras-chave

Políticas públicas, educação, inclusão social, empoderamento, comunidade, democracia.

Referential Jequitibá Unit Project: productive inclusion by means of professional and technological education

Abstract

The aim of this article is to bring up new perspectives on education for those who have been apart from the possibility of accessing education. Public policies on professional and technological education have brought better opportunities for population of rural areas, reaching distant places, and vulnerable populations. Social inclusion emerges as a consequence of these policies, and promotes sustainable development, through productive inclusion and access to quality education.

Keywords

Public policies. Education. Social inclusion. Empowerment. Community. Democracy.


Palavras-chave


Políticas públicas, educação, inclusão social, empoderamento, comunidade, democracia.

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