Metodologia inovadora de disseminação do conhecimento científico e tecnológico: criação de núcleo itinerante de apoio educacional informal para a modernização da agricultura familiar de comunidades rurais do Estado do Amazonas

Ires Paula de Andrade Miranda

Resumo


O presente artigo como proposta de projeto, analisa um conjunto de atividades para a inclusão social, na tentativa de capacitar recursos humanos nas comunidades rurais da Amazônia de forma itinerante, por meio da divulgação científica e tecnológica para jovens e adultos nos municípios que compõem o Estado do Amazonas. Considerando que a Amazônia está geopoliticamente dentro de um conjunto de preocupações de atores dos poderes público e privado, de organizações não governamentais e da opinião pública, a perspectiva de encontrar soluções baseadas nos espaços heterogêneos, como condições naturais complexas da floresta amazônica e dos rios, história, religião e diversidade étnica, requer um estudo organizacional baseado nas demandas e necessidades das comunidades rurais. A partir das inter-relações entre a comunidade acadêmica e rural, é possível estabelecer uma dinâmica centrada na difusão do conhecimento por meio de unidades demonstrativas e na interface com os meios de comunicação, como rádios comunitárias, internet, aplicativos, oficinas, cursos e palestras, capacitando jovens e adultos para articulações entre as dimensões ambientais e o aproveitamento sustentável de produtos e subprodutos. No futuro essas ações poderão favorecer a implementação de redes entre as comunidades, como modo de organização social, propiciando possibilidades de forma participativa e inclusão produtiva aos serviços socioambientais de maneira sustentável.


Palavras-chave
Ações sociais e ambientais. Agricultura familiar. Amazônia. Cooperativismo rural . Educacional informal. Inovação do conhecimento.


Innovative methodology of spreading the scientific and technological knowledge: creation of an itinerant nucleus of informal education support for modernizing family agriculture in rural communities of the state of Amazonas


Abstract
The objective of this article is to examine a set of activities for social inclusion, in an attempt to train human resources in the rural communities of Amazon state, in an itinerant way, by disseminating science and technology to young people and adults. The public and private sectors, non-governmental organizations and the general public opinion are really concerned about finding solutions for the complex Amazonian forest, rivers, history, religion and ethnical diversity. A serious organizational study must be developed for meeting the demands and needs of the rural communities. The academic and rural communities have to work together for establishing a dynamic center of dissemination of knowledge using internet, media of communication, community broadcasting, workshops, and courses for training both youth and adults about the environmental extent and sustainable usage of products and byproducts. The conclusion is that, in the future, these actions can foster the establishment of networks among the different communities, enabling a social organization and carrying out a real productive inclusion for a socio-environmental and sustainable work.


Keywords
Amazon. Knowledge innovation. Social and environmental actions. Rural cooperatives. Informal educational support. Family agriculture.


Palavras-chave


Ações sociais e ambientais; Agricultura familiar; Amazônia; Cooperativismo rural; Educacional informal; Inovação do conhecimento

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