Principais aspectos históricos, desenvolvimento metodológico e implicações do Índice de Preços ao Consumidor da Região Metropolitana de Belém

Autores

  • José Dias de Carvalho Zurutuza
  • Raimundo Jorge Pires Bastos
  • Igor Santiago Martins
  • Maria Augusta Esteves Pereira

Palavras-chave:

Índice de Preços, Inflação, Custo de vida, POF

Resumo

Apresenta a metodologia de construção da estrutura de ponderação utilizada para o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a Região Metropolitana de Belém, realizado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), bem como a avaliação de seus resultados. Para isso, buscou-se, dentro do manual de normas nacional e internacional, a justificativa para a coerência e coesão da realização das atividades referidas inerentes às práticas de mensuração do IPC, assim como sua metodologia de cálculo. Apresentar-se-á a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), como sendo o pilar fundamental para realização do calculo do IPC, bem como sua importância para a metodologia de cálculo do índice, e, em seguida, apresenta-se a série histórica deste indicador, que já é calculado pelo governo do Estado do Pará há mais de 40 anos. Com o resultado desta pesquisa, pode-se observar a importância da produção deste indicador como instrumento tanto de auxílio à gestão pública, em suas tomadas de decisões, quanto à sociedade, mostrando-se como uma ferramenta que possibilite a organização e o planejamento individual. Ao final, acrescenta-se uma agenda de pesquisa.

Biografia do autor

José Dias de Carvalho Zurutuza

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Brasil. Coordenador de Estatística Econômica e Contas Regionais da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Raimundo Jorge Pires Bastos

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Técnico do Projeto índice de Preços ao Consumidor da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Igor Santiago Martins

Graduação em andamento em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasil. Estagiário do Projeto índice de Preços ao Consumidor da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Maria Augusta Esteves Pereira

Especialização em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - PA - Brasil.  Especialização em Gestão Pública pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) - PA - Brasil. Técnica da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) - PA - Brasil. Responsável técnica pelo Projeto do Índice de Preços ao Consumidor da RMB da  Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (Fapespa) - PA - Brasil.

Downloads

Publicado

08/11/2017

Como citar

Zurutuza, J. D. de C., Bastos, R. J. P., Martins, I. S., & Pereira, M. A. E. (2017). Principais aspectos históricos, desenvolvimento metodológico e implicações do Índice de Preços ao Consumidor da Região Metropolitana de Belém. Inclusão Social, 9(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3894