Valoração do estoque de serviços ambientais como estratégia de desenvolvimento no Estado do Amazonas

Philip Martin Fearnside

Resumo


O conceito de serviços ambientais tem avançado bastante no Brasil e no mundo, tanto no campo acadêmico, com melhorias nos dados e nos métodos de cálculo, como no campo prático, com diversas iniciativas para pagamento de serviços ambientais no Brasil. Infelizmente, esse conceito ainda está longe de alcançar seu potencial para mudar o rumo de desenvolvimento na região como alternativa ao padrão atualmente predominante, que se baseia na destruição da floresta. Apesar disto, é cada vez mais evidente a importância da floresta amazônica em fornecer serviços ambientais, tais como a manutenção da biodiversidade, a reciclagem de água que é essencial para manter chuvas não só na Amazônia, mas também no centro-sul do país, e a mitigação do efeito estufa.

Palavras-chave


Serviços ambientais; Serviços ecossistêmicos; Desenvolvimento sustentável; Mudança climática; Biodiversidade; Floresta amazônica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Philip Martin Fearnside

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.