Teçume-Igapó: mulheres unidas pela Amazônia

Autores

  • Thiago Cavalli Azambuja
  • Jolemia Cristina Nascimento das Chagas
  • Francisca Dionéia Ferreira

Palavras-chave:

Agroecologia, Conservação, Empreendimento solidário. Slow Fashion

Resumo

“Teçume – Igapó” é uma proposta de geração de renda e empoderamento das mulheres dos rios Tupana e Igapó-Açu, no Estado do Amazonas, por meio do cultivo, beneficiamento e comercialização dos derivados da mandioca de modo sustentável. A Teçume foi criada a partir da implementação de um empreendimento econômico solidário entre mulheres das comunidades de Santa Izabel do Rio Tupana e do entorno da BR-319. Tem como foco a produção de base familiar e o artesanato. As inciativas inovadoras empreendedoras por meio da troca de saberes e aprimoramento dos produtos vem garantindo a inserção dos produtos artesanais nos mercados locais, regionais e internacionais. Além disso, vêm sendo implementadas técnicas de cultivos sustentáveis, respeitando as tradições e saberes locais, gerando renda e empoderamento das mulheres amazônidas, além de levá-las a um status de atuação política, social, econômica e ambiental. Os empreendimentos econômicos solidários foram incentivados por meio de capacitações das agricultoras, visando a gestão do empreendimento. A formação da rede de mulheres da Reta e Agroecológica contribuiu com a renda familiar, acesso às feiras para comercialização dos produtos artesanais no mercado slow fashion (moda sustentável). Dentre os resultados, estão a emancipação econômica dos grupos de 50 mulheres, com a inclusão de novas tecnologias nas atividades já exercidas por elas, o manejo sustentável dos recursos na região e conservação dos modos de vida e ambiental.

Biografia do autor

Thiago Cavalli Azambuja

Graduação em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) - Brasil. Graduação em andamento em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) – SP – Brasil. Presidente da Casa do Rio.

Jolemia Cristina Nascimento das Chagas

Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - Brasil. Mestre em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - Brasil. Professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - Manaus, AM - Brasil.

Francisca Dionéia Ferreira

Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - Brasil. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - Brasil. Atua na Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de Humaitá.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Azambuja, T. C., Chagas, J. C. N. das, & Ferreira, F. D. (2018). Teçume-Igapó: mulheres unidas pela Amazônia. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4458