Relatos de vida de mujeres migrantes latinoamericanas: cómo trabajar desde la salud mental

Autores

  • Maria José Celorio
  • Nekane Basabe Barañano Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España
  • Sonia Padoan-Moura Doctora, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Resumo

A migração como um evento crítico no ciclo vital tem consequências para os relacionamentos e representa uma nova maneira de entender e definir a vida familiar. A imigração feminina tornou-se uma das mais numerosas nas últimas décadas, procedente da América Latina para a Espanha. Uma grande parte dessas mulheres trabalha nos setores familiar e doméstico. Tudo isso trouxe mudanças importantes nas famílias transnacionais, no papel das mulheres, na criação de filhos e nos relacionamentos entre casais. O objetivo geral é analisar as mudanças nos papéis familiares e de gênero, e suas consequências nas famílias transnacionais e nas novas configurações familiares, e estudar como essas mulheres expressam e manifestam seus mal-estar e sentimentos em relação à sua identidade de gênero. Se apresentam os resultados de uma análise qualitativa, realizada com entrevistas em profundidade a dez mulheres usuárias de um serviço comunitário de saúde mental (Medad = 35,40 anos, DP = 9,16, faixa 22 a 55). As ideias expressas (n = 1522) nas entrevistas foram codificadas por juízes cegos e submetidas à análise de conteúdo por meio da análise de redes de categorias e ideias. As entrevistas relatam as mudanças na posição social familiar das mulheres, que ganham status e autoconfiança, ao mesmo tempo em que projetam novos desafios vitais para a maternidade e novos parceiros, bem como para enfrentar a violência de gênero, a discriminação e o estresse de aculturação, mostrando formas de crescimento psicológico.

Biografia do autor

Nekane Basabe Barañano, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Profesora Catedrática, Departamento de Psicología Social, Universidad del País Vasco (UPV/EHU), Donostia / San Sebastián, España.

Sonia Padoan-Moura, Doctora, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Doctora, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España.
Investigador Doctor, Departamento de Psicología Social, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España.

Publicado

13/01/2021

Como citar

Celorio, M. J., Basabe Barañano, N., & Padoan-Moura, S. (2021). Relatos de vida de mujeres migrantes latinoamericanas: cómo trabajar desde la salud mental. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5511