Sistema colaborativo no ensino superior público

Autores

  • Daniel Suiter Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p38-49

Palavras-chave:

Ensino superior colaborativo, Colaboração no ensino superior, Ensino superior

Resumo

Este artigo faz uma proposta de um sistema colaborativo no ensino superior público brasileiro como um modelo ou ferramenta estratégica para alcançar seus objetivos e atender de forma mais efetiva as demandas sociais e mercadológicas. Trata-se de pesquisa de natureza básica, quanto aos fins exploratória, quanto aos meios bibliográfica e documental, justificada pela quantidade de vagas novas ofertadas no Brasil versus vagas ocupadas e interessados. Correlaciona a oferta de vagas no curso de Medicina com a questão da saúde pública brasileira como indicador de uma das demandas sociais e da interferência do estado sobre as IES. Conclui-se que o modelo proposto pode ser implementado do nível estratégico até o operacional, com possibilidade de significativo ganho de eficiência e abrangência.

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Biografia do autor

Daniel Suiter, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Administração Universitária na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Servidor Público na Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta III da Universidade Federal de Santa Catarina. e-mail: andressa.pacheco@ufsc.br.

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Publicado

19/09/2020

Como citar

SUITER, D.; PACHECO, A. S. V. Sistema colaborativo no ensino superior público. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 38–49, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p38-49. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4653. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos