A AGNOTOLOGIA NO PROCESSO DE CONHECIMENTO NA BIOTECNOLOGIA

Autores

  • Luciana Reusing Instituto Federal do Paraná – IFPR
  • Marcos Wachowicz Universidade Federal do Paraná-UFPR

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p35-48

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão importante para as ciências da natureza e para as ciências sociais, ao tratar do processo de ignorância ou dúvida induzida pela manipulação de dados e informações científicas para instaurar um processo social de desconfiança “agnotologia”, constituindono contraponto ao conhecimento “epistemológico”. A metodologia aplicada para delimitar o estado da arte é a pesquisa bibliográfica, a fim de proporcionar maior eficiência na abordagem do tema que está distribuído entre a introdução, desenvolvimento e considerações finais. O resultado esperado é demonstrar que a biotecnologia é uma ciência carregada de valores e mitos, distante da neutralidade positivista, apta a promover uma reconfiguração biológica e social por intermédio do conhecimento cientificode uma verdade discutível, e não falseada por estratégias, argumentos e dados ficcionais para configurar um estado de ignorância diante da ciência e tecnologia a serviço da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Luciana Reusing, Instituto Federal do Paraná – IFPR

Professora e Mestre em Ciência Tecnologia e Sociedade, Instituto Federal do Paraná – IFPR. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial – GEDAI / UFPR.

Marcos Wachowicz, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Professor de Direito da Universidade Federal do Paraná/Brasil. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa-PORTUGAL. Coordenador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial – GEDAI/ UFPR. Professor da Cátedra de Propriedade Intelectual no Institute for Information, Telecommunication and Media Law – ITM da Universidade de Münster - ALEMANHA. Docente do curso políticas públicas y propiedad intelectual do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual na modalidade à distância na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais - FLACSO/ARGENTINA

Downloads

Publicado

01/10/2019

Como citar

REUSING, L.; WACHOWICZ, M. A AGNOTOLOGIA NO PROCESSO DE CONHECIMENTO NA BIOTECNOLOGIA. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 35–48, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v6n1.p35-48. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4966. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)