A AGNOTOLOGIA NO PROCESSO DE CONHECIMENTO NA BIOTECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p35-48Resumen
O presente artigo traz uma reflexão importante para as ciências da natureza e para as ciências sociais, ao tratar do processo de ignorância ou dúvida induzida pela manipulação de dados e informações científicas para instaurar um processo social de desconfiança “agnotologia”, constituindono contraponto ao conhecimento “epistemológico”. A metodologia aplicada para delimitar o estado da arte é a pesquisa bibliográfica, a fim de proporcionar maior eficiência na abordagem do tema que está distribuído entre a introdução, desenvolvimento e considerações finais. O resultado esperado é demonstrar que a biotecnologia é uma ciência carregada de valores e mitos, distante da neutralidade positivista, apta a promover uma reconfiguração biológica e social por intermédio do conhecimento cientificode uma verdade discutível, e não falseada por estratégias, argumentos e dados ficcionais para configurar um estado de ignorância diante da ciência e tecnologia a serviço da vida.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
01/10/2019
Número
Sección
Artigos
Licencia
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
Cómo citar
REUSING, Luciana; WACHOWICZ, Marcos. A AGNOTOLOGIA NO PROCESSO DE CONHECIMENTO NA BIOTECNOLOGIA. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 35–48, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v6n1.p35-48. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4966. Acesso em: 21 nov. 2024.