Fotogafias, prova e contexto
uma reflexão a partir das imagens dos campos de concentração nazistas
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p132-145Palavras-chave:
Fotografia, Contexto, Campo de concentração, Legenda, Holocausto, ShoahResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as fotografias dos campos de concentração e sobre as possibilidades de re-utilização dessas imagens em novos contextos que possibilitem restituir seu valor histórico e informativo. A representação visual do que ocorria nos campos de concentração é majoritariamente composta de fotografias que foram tiradas quando os soldados aliados invadiram os campos e libertaram os poucos prisioneiros que sobreviveram às atrocidades que ali ocorreram. Passados mais de setenta anos, de tão divulgadas em sites de diversos assuntos e redes sociais e arquivadas sem critérios de descrição corretos, percebe-se o problema da descontextualização, dos equívocos e do apagamento de importantes informações de muitas dessas fotos.
Downloads
Referências
ABOUT, Ilsen, CHÉROUX, Clément. L'histoire par la photographie. Études photographiques, v. 10, nov. 2001. p. 8 33. Disponível em: http://journals.openedition.org/etudesphotographiques/261. Acesso: 10.09.2020
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó/SC: Argos, 2009.
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. A Mensagem Fotográfica. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 325-341.
BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
DIDI-HUBERMAN. Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontagens do tempo sofrido: o olho da história II. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
DIDI-HUBERMAN. Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020.
FELDMAN, Ilana. Imagens apesar de tudo: problemas e polêmicas em torno da representação, de Shoah a O filho de Saul. In: ARS. n. 28, 2014. p. 135-153.
KOSELLECK, Reinhart. Terror e sonho – anotações metodológicas para as experiências do tempo no Terceiro Reich. In: KOSELLECK, Reinhart. Futuro e Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio/Contraponto, 2006. p. 247-265.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TAGG, John. El peso de la representación. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.