Fotogafias, prova e contexto

uma reflexão a partir das imagens dos campos de concentração nazistas

Autores

  • Claudia Bucceroni Guerra
  • Jairo André Marques Junior Unirio

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p132-145

Palavras-chave:

Fotografia, Contexto, Campo de concentração, Legenda, Holocausto, Shoah

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as fotografias dos campos de concentração e sobre as possibilidades de re-utilização dessas imagens em novos contextos que possibilitem restituir seu valor histórico e informativo. A representação visual do que ocorria nos campos de concentração é majoritariamente composta de fotografias que foram tiradas quando os soldados aliados invadiram os campos e libertaram os poucos prisioneiros que sobreviveram às atrocidades que ali ocorreram. Passados mais de setenta anos, de tão divulgadas em sites de diversos assuntos e redes sociais e arquivadas sem critérios de descrição corretos, percebe-se o problema da descontextualização, dos equívocos e do apagamento de importantes informações de muitas dessas fotos.

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Biografia do Autor

  • Claudia Bucceroni Guerra
    Professora do ensino fundamental na Prefeitura do Rio de Janeiro, possui título de Doutorado em Ciência da Informação pelo convênio Ibict/UFRJ. Obteve também título de Mestrado em Ciência da Informação, em 2009, pelo convênio Ibict/UFF. É mestre em em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1995, com especialização em História Medieval. Tem experiência na área de docência em ensino superior em: Ciência da Informação, Teoria da História, Cultura histórica, Fotografia, Fundamentos Arquivísticos, e outros. Tem especialização em metodologia de pesquisa, epistemologia, fotografia, comunicação científica, e arquivística. Tem experiência em pesquisa textual e iconográfica. Foi Analista de Informação no jornal O Globo, atuando na elaboração de conteúdo para Internet, na pesquisa arquivística textual e iconográfica, e na indexação de textos e fotos. Possui experiência também como fotógrafa, reproduzindo documentos e imagens históricas em meio digital. http://lattes.cnpq.br/3337477406324757

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Publicado

19/09/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fotogafias, prova e contexto: uma reflexão a partir das imagens dos campos de concentração nazistas. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 132–145, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p132-145. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5454.. Acesso em: 6 maio. 2024.

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