OS EFEITOS DAS NECESSIDADES HUMANAS PARA O ENGAJAMENTO DO CIDADÃO NA ADOÇÃO DE TECNOLOGIA PARA AS CIDADES INTELIGENTES
um estudo aplicado à cidade de Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2023v10n1.p202-225Palavras-chave:
Cidades Inteligentes, Engajamento, Adoção Tecnológica, Necessidades de MaslowResumo
Este artigo objetiva identificar quais as necessidades de forma individual motivam o cidadão a estar engajado na adoção das Cidades Inteligentes. A adoção tecnológica pode ser influenciada por diversos fatores, como a facilidade de uso, o custo, a disponibilidade de recursos, ou o suporte técnico e a segurança, além de ser uma alternativa para ajudar a solucionar os desafios das cidades para seu desenvolvimento de forma sustentável. As Cidades Inteligentes (CI) são vistas como uma resposta às necessidades de crescimento e desenvolvimento das cidades, especialmente num contexto de urbanização acelerada e mudanças climáticas globais, servindo como soluções aos problemas aos gestores públicos. A participação do cidadão é importante para a construção das CI; porém, sua participação perpassa em querer fazer parte, ter necessidade em fazer parte, ou seja, estar engajado no desenvolvimento. Neste sentido, pretende-se associar a teoria das necessidades de Maslow ao Engajamento para Adoção às Cidades Inteligentes. Logo, questiona-se, Quais as Necessidades de Maslow são importantes para o Engajamento a adoção as tecnologias para a construção das Cidades Inteligentes? Para tanto, realizou-se um survey com os cidadãos da capital paraense por meio on-line. Adotou-se as escalas de adoção tecnológica, as escalas das necessidades de Maslow e de Engajamento. Como resultado afirma-se que todas as Necessidades são importantes, e só se chaga a adoção das Cidades Inteligentes se for por intermédio do Engajamento. Desta forma, gestores públicos deverão elabora políticas públicas para atender as necessidades dos cidadãos objetivando maior engajamento para adoção das Cidades Inteligentes.
Downloads
Referências
ADLER, S. Leishmania. Advances in parasitology, v. 2, p. 35-96, 1964.
ALBINO, Vito; BERARDI, Umberto; DANGELICO, Rosa Maria. Smart cities: Definitions, dimensions, performance, and initiatives. Journal of urban technology, v. 22, n. 1, p. 3-21, 2015.
BOYLE, A. P., HONG, E. L., HARIHARAN, M., CHENG, Y., SCHAUB, M. A., KASOWSKI, M., SNYDER, M. Annotation of functional variation in personal genomes using RegulomeDB. Genome research, v. 22, n. 9, p. 1790-1797, 2012.
BRIDGMAN, T.; CUMMINGS, S.; BALLARD. J. Who Built Maslow’s Pyramid? A History of the Creation of Management Studies’ Most Famous Symbol and Its Implications for Management Education. Academy of Management Learning & Education, v.18, n. 1, p. 81–98, 2019.
BRODIE, Roderick J.; HOLLEBEEK, Linda D.; JURIC, Biljana; ILIC, Ana. Customer Engagement: Conceptual Domain, Fundamental Propositions, and Implications for Research. Journal of Service Research, v. 14, n. 3, p. 252- 271, 2011.
CASTELNOVO, Walter. Co-production makes cities smarter: Citizens’ participation in smart city initiatives. In: Co-production in the Public Sector. Springer, Cham, p. 97-117. 2016.
CHIUSOLI, Claudio Luiz. Cidades e informações inteligentes para os cidadãos. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2019.
DA SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira; PIRES, Laís Medeiros; PAIVA, Miriam Martins. Engajamento informacional da sociedade no Facebook do Ministério da Saúde do Brasil. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, v. 33, 2022.
DAMERI, Renata Paola. Searching for smart city definition: a comprehensive proposal. International Journal of computers & technology, 2013.
DOS SANTOS MARRA, Guilherme; DAMACENA, Claudio. Engajamento do consumidor: revisão teórica do conceito e seus antecedentes. REGE-Revista de Gestão, v. 20, n. 2, p. 233-248, 2013.
DRAKOPOULOS, S. A. The paradox of happiness: towards an alternative
explanation. J Happiness Stud, p. 303–315. 2017.
EINEMANN, Edgar; PARADISO, Maria. Digital cities and urban life: a framework for international benchmarking. In: Proceedings of the winter international synposium on Information and communication technologies. Trinity College Dublin, p. 1-6. 2004.
GIFFINGER, R., FERTNER, C., KRAMAR, H., KALASEK, R., PICHLER-MILANOVIC, N., MEIJERS, E. J.. Smart cities. Ranking of European medium-sized cities. Final Report. 2007.
GIFFINGER, Rudolf; GUDRUN, Haindlmaier. Smart cities ranking: an effective instrument for the positioning of the cities?. ACE: architecture, city and environment, v. 4, n. 12, p. 7-26, 2010.
GOUVEIA, Jorge Mendes; COELHO, Arnaldo Fernandes Matos. Determinantes da adopção de novas tecnologias de informação e comunicação o caso da internet móvel em Portugal. In: Conocimiento, innovación y emprendedores: camino al futuro. Universidad de La Rioja, p. 153. 2007.
GOUVEIA, V. V. Teoria funcionalista dos valores humanos: Fundamentos, aplicações e perspectivas. Casa do Psicólogo. São Paulo, SP: 2013.
HAIR JR, Joseph F. Sarstedt, M., Ringle, CM, Gudergan, SP. Questões avançadas em modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais. publicações saGe, 2017.
HAJDUK, Sławomira. The concept of a smart city in urban management. Business, Management and Education, Vilnius, v. 14, n.1, p. 34-49, 2016.
HALL, Calvin S.; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John B. Teorias da personalidade. Artmed Editora, 2000.
HENWOOD, B. F.; DEREJKO, K. S.; COUTURE, J.; PADGETT, D. K. Maslow and mental health recovery: A comparative study of homeless programs for adults with serious mental illness. Administration and Policy in Mental Health and Mental Health Services Research, v. 42, n. 2, p. 220-228, 2015.
HERZBERG F.; MAUSNER B.; SNYDERM AN BB. The motivation to work New York: John Wiley & Sons, 1959.
HESKETH, J.L.; COSTA, M.T.P.M. Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho. RAE – Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, v. 20, n.3, p. 59¬68, jul/set. 1980.
HIGGINS, E. Tory. Value from hedonic experience and engagement. Psychological review, v. 113, n. 3, p. 439, 2006.
HIGGINS, E. Tory; SCHOLER, Abigail A. Engaging the consumer: The science and art of the value creation process. Journal of Consumer Psychology, v. 19, n. 2, p. 100-114, 2009.
HOLLEBEEK, Linda D. Exploring customer brand engagement: definition and themes. Journal of Strategic Marketing, v. 19, n. 7, p. 555-573, 2011.
KUOK, Angus CH; TAORMINA, Robert J. Work engagement: Evolution of the concept and a new inventory. Psychological Thought, v. 10, n. 2, p. 262-287, 2017.
LOMAS, J. C. Climbing the Needs Pyramids. SAGE Open, p.1–6, 2013.
LORENZETTI, J., DE LIMA TRINDADE, L., PIRES DE PIRES, D. E., SOUZA RAMOS, F. R. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto & Contexto Enfermagem, v. 21, n. 2, 2012.
MAESTRI DE OLIVEIRA, Sue Anne Collares; MARGALHO, Mauro. Adoção de práticas de saúde inteligente no contexto do enfrentamento à pandemia do coronavírus, na região metropolitana de Belém. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 9, p. 173-185, 2022.
MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, 1943.
MASLOW, A.H. Motivation and personality. 1a ed. New York: Harper, 1954
NAM, Taewoo; PARDO, Theresa A. Smart city as urban innovation: Focusing on management, policy, and context. In: International Conference On Theory And Practice Of Electronic Governance, 5., 2011. Anais… ACM, p. 185-194, 2011.
PARASURAMAN, Ananthanarayanan. Technology Readiness Index (TRI) a multiple-item scale to measure readiness to embrace new technologies. Journal of service research, v. 2, n. 4, p. 307-320, 2000.
PHAM, Michel Tuan; AVNET, Tamar. Rethinking regulatory engagement theory. Journal of Consumer Psychology, v. 19, n. 2, p. 115-123, 2009.
RIZZON, F.; BERTELLI, J.; MATTE, J.; GRAEBIN, R. E.; MACKE, J. Smart city: um conceito em construção. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, v. 7, n. 3, 2017.
ROGERS, C.R. A theory of therapy, personality, and interpersonal relationships, as developed in the client centered framework. In KOCH S. (Ed.). Psychology: A study of a science. Vol. 3. Formulationsofthe person and the social context, p. 185-256. New York: McGraw Hill, 1959.
SANTOS, Patrick Michel Finazzi. A extensão de marcas de serviços intensivos em TI: moderadores da percepção de valor e do Engajamento dos consumidores. 213 f. 2020. Tese (Doutorado em Administração) – Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo, 2020.
SHIH, C.¬Y.; HUANG, C.¬Y.; HUANG, M.¬L.; CHEN, C.¬M.; LIN, C.¬C.; TANG, F.¬I. The association of sociodemographic factors and needs of haemodialysis patients according to Maslow's hierarchy of needs. Journal of Clinical Nursing, v. 28, n. 1¬2, p. 270¬-278, 2019.
TAORMINA, R.J.; GAO, J.H. Maslow and the motivation hierarchy: Measuring satisfaction of the needs. American Journal of Psychology. V. 126, n.2, p. 155¬-177, 2013.
WASHBURN, D. O. U. G., SINDHU, U., BALAOURAS, S., DINES, R. A., HAYES, N. M., NELSON, L. E., UNDERSTAND, H. C. Smart City. Initiatives: Defining the Smart City, Its Drivers, and the Role of the CIO, Forrester Research Inc., Cambridge, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Murilo Fonseca Andrade, Mauro Margalho Coutinho, Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.