ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E A INDÚSTRIA CRIATIVA

uma revisão sistemática

Autores

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe
  • Jane Aparecida Marques Universidade de São Paulo
  • Amanda Luiza Soares Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-7032

Palavras-chave:

Ecossistema de inovação, Inovação, Ind´ústria Criativa, Revisão Sistemática

Resumo

O propósito da presente pesquisa consistiu em investigar os agentes envolvidos em um ecossistema de inovação dentro da esfera da indústria criativa, valendo-se da literatura internacional pertinente. O interesse emergiu da necessidade de avaliar a existência de exemplos internacionais que identificassem novos protagonistas inovadores. Para tanto, empreendeu-se uma revisão sistemática das publicações indexadas na base de dados da Web of Science, utilizando o método de análise de conteúdo a partir de Bardin (2016). Após a elaboração do protocolo para filtragem e análise, foram identificados e examinados 46 artigos publicados na referida plataforma entre os anos de 2020 e 2024. É possível constatar que a discussão acerca dos ecossistemas de inovação e da indústria criativa transcende as fronteiras regionais, abordando a necessidade de integrar tanto as áreas urbanas quanto as rurais. Essa integração se faz mediante a criação de distritos de inovação, zonas de inovação, coletivos de criatividade, cidades criativas e cidades inteligentes, todos os espaços pautados por preocupações de sustentabilidade, com o propósito de unificar os interesses da indústria, da sociedade civil, do governo e do meio acadêmico. Para a efetiva geração de produtos inovadores, torna-se indispensável contar com profissionais criativos dotados de habilidades gerenciais específicas, respaldados por modelos de negócio e fluxos organizacionais bem definidos. Além disso, é essencial manter uma atenção constante aos aspectos relacionados aos registros de propriedade intelectual e à implementação de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento da indústria criativa.

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Biografia do Autor

  • Matheus Pereira Mattos Felizola, Universidade Federal de Sergipe

    Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual (2021) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutor em Ciências Sociais (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador com formação ampla na área de Ciências Sociais Aplicadas, com experiência nos estudos das organizações e na criação de produtos inovadores. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2021-2024), Professor Associado IV do curso de Publicidade e Propaganda da UFS Pós-doutor pela UFRGS e USP. Professor do Mestrado Profissional em Ciência da Informação - PPGCI da UFS- Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (UFS) e Investigador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal. Com experiência na gestão de projetos aprovados pela Capes (PROCAD), CNPQ ( Ciências Sociais, Produtividade e Universal ), FAPITEC (vários), FINEP (Centelha I e II) e SEBRAE (Catalisa). Experiência na atuação em organizações do segundo e do terceiro setor, tais como: Associações, Cooperativas, Serviço Social Autônomo, Spin-off acadêmicas e Startups. Atuando em movimentos sociais organizados com amplitude internacional. Participação em consultorias, mentorias e bancas julgadoras em eventos de inovação, empreendedorismo e avaliação de investimento para Startups. Focado em buscar soluções sustentáveis e que promovam o aumento da qualidade de vida dos empreendedores brasileiros. Atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Inovação (ii) Produtividade Empreendedora e qualidade de vida do empreendedor iii) Ecossistemas de Inovação (iv) Terceiro Setor e Sustentabilidade e (v) Produção, Organização e Comunicação da Informação.

  • Jane Aparecida Marques, Universidade de São Paulo

    Doutora (2008) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo Professora Livre Docente na área de Comunicação e Marketing na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Português pela Universidade de São Paulo (1994), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrado (2003). Atual coordenadora do curso de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e atua também no Mestrado Profissional em Empreendedorismo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e no curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, todos da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Inovação e Criatividade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas de recepção e consumo, novas mídias, novas gerações, marketing cultural, mercado de arte, inovação, indústrias culturais criativas, criatividade, empreendedorismo e empreendedorismo de impacto.

  • Amanda Luiza Soares Silva, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual (2022) pela Universidade Federal de Sergipe - UFS com bolsa
    da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Mestra em Ciência da Propriedade
    Intelectual (2017) da UFS com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de
    Sergipe - FAPITEC/SE. Graduação em Administração pela UFS (2014). Tem experiência na área de Administração,
    com ênfase em Administração e Empreendedorismo (Cooperação Universidade-Empresa-Governo, Inovação,
    Propriedade Intelectual, Planos e Modelos de Negócios, Parques Científicos e Tecnológicos, Incubadoras de
    Empresas e Aceleradoras de Negócios).

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20/05/2024

Como Citar

FELIZOLA, Matheus Pereira Mattos; MARQUES, Jane Aparecida; SILVA, Amanda Luiza Soares. ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E A INDÚSTRIA CRIATIVA: uma revisão sistemática. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-7032, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v10n2e-7032. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7032.. Acesso em: 15 jul. 2024.

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