HÁBITOS DE LEITURA DA GERAÇÃO BABY BOOMER NO AMBIENTE VIRTUAL

estudo de caso da revista Campo&Cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2023v10n1.p386-401

Palavras-chave:

geração baby boomer, hábitos de leitura, Netnografia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os hábitos de leitura da geração baby boomer no ambiente virtual, a partir da realização de uma pesquisa netnográfica durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, no período de 1º a 30 de junho de 2020. A pesquisa foi norteada pelos conceitos e métodos desenvolvidos por Robert Kozinets, com o intuito de antecipar tendências sobre o comportamento de leitores nascidos entre 1946 e 1964, bem como suas preferências e dificuldades. Apresenta ainda o estudo de caso da revista Campo & Cidade, de Itu/SP, e elenca sugestões para sua transposição para o meio digital. As análises tomam como principal referencial teórico o conceito de gerações do sociólogo húngaro Karl Mannheim.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Scherrer Tome, Universidade Metodista de São Paulo

    Doutor em comunicação, Mestre em Administração, Bacharel em Administração, Pós Graduação em Gestão.Professor e orientador cursos de pós graduação mídias digitais, gestão inteligente em coaching e Finanças. Temexperiência na área de Administração (diretor por 13 anos), com ênfase em Subárea: Administração deEmpresas., atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, e construção identitária. Naárea da saúde, socorrista e resgatista (APH) possui experiência na pesquisa cientifica voltada para neurociência ecomportamento, participação curso mestrado e doutorado como aluno especial em Neurociências eComportamento pela USP, pesquisador (experiência e estágio com a doença de parkinson), palestrante,neuromarketing (formado pela Copenhagen Business School 2016), neurociência e educação, bolsista da TheUniversity of Chicago, curso aperfeiçoamento: Understanding the Brain: The Neurobiology of Everyday Life(conclusão 05-2017), bolsas concluídas Duke University (The Brain and Space) e Universidade Hebraica deJerusalém (Sinapses, Neurônios e Cérebro).

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Publicado

14/09/2023

Edição

Seção

Estudos da Informação

Como Citar

SCHERRER TOME, Alexandre; FERRARI, Rose. HÁBITOS DE LEITURA DA GERAÇÃO BABY BOOMER NO AMBIENTE VIRTUAL: estudo de caso da revista Campo&Cidade. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 386–401, 2023. DOI: 10.21728/p2p.2023v10n1.p386-401. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6620.. Acesso em: 18 jul. 2024.

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