REFLEXÕES NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL NAS REDES DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-6939

Palavras-chave:

Memória, Patrimônio., memória social, redes sociais

Resumo

Os pesquisadores na área da Ciência da Informação têm empenhado esforços na compreensão dos processos de construção da memória social no contexto das redes sociais, resultando em pesquisas com múltiplas perspectivas e áreas diferenciadas, que apresentam grande relevância científica e social. Posto isto, objetivou-se analisar a frequência da  abordagem do conceito de memória social nas redes digitais e os assuntos relacionados a essa temática que são de interesse dos pesquisadores dessa ciência. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho quali-quantitativo, ao utilizar a técnica de análise de conteúdos como inspiração para a composição da metodologia, e, desse modo, para a criação de categorias de análise de forma que fosse possível identificar as variações dos termos utilizados para os conceitos “patrimônio” e “memória”, e, ainda, viabilizando conhecer como estes conceitos vêm sendo debatidos por pesquisadores da Ciência da Informação.  Constatou-se estudos que abordam diversas variações para os conceitos de memória e patrimônio na contemporaneidade e, por conseguinte, que refletem sobre os fenômenos informacionais que permeiam a construção da memória social em meio digital. A disponibilização de informações a partir do compartilhamento de acervos digitais de bibliotecas, museus, arquivos pessoais, públicos e institucionais, são constituintes do patrimônio digital e despontam como canais para a manutenção da memória social e construção de conhecimentos. Mediante a isso, explicita-se  a necessidade de preservação do patrimônio digital e do aprimoramento dos mecanismos de descrição de conteúdos, da implementação de padrões de metadados nos processos de descrição e de recuperação de informação em meio digital. Aborda-se, ainda, o levantamento de questões éticas como, a responsabilidade social dos cidadãos na produção e compartilhamento de informações na web que muito ainda deve ser discutido.

Palavras-chave: memória; memória social; patrimônio; redes sociais.

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Biografia do Autor

  • Erica Silva Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e Licenciatura em história em História pela Faculdade Saberes (2011). Pós graduação lato sensu - Especialização em Ensino Religioso em 2012, especialização em Educação Especial em 2016 e especialização em Artes na educação em 2017. 

  • Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do espírito Santo

     Pós-Doutoranda em Ciência da Informação (PPGCIN UFRGS), Doutora em Ciência da Informação (PPGCINF UNB), Mestre em Educação (PPGE UFES) e Bacharel em Biblioteconomia (DEBib UFES). Líder do Grupo de Pesquisa Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação (Certificado pelo CNPq) e Coordenadora da Rede de Estudos das Competências (REC UFES) registrada pelo Projeto de Extensão Informa-Ação e Cultura (Proex UFES). Pesquisadora da REDE BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã (registrada na Plataforma Brasil) e Coordenadora de Projetos de pesquisas registrados na Intranet SAPPG (PRPPG UFES) culminando na orientação de sub-projetos de Iniciação Científica (PIIC UFES).

  • Margarete Farias de Moraes, Universidade Federal do espírito Santo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) Coordenadora-Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal do espírito Santo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Professor Adjunto e Coordenador do Departamento de Arquivologia da UFES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Participa do grupo de pesquisa denominado Tabularium atuando como vice coordenador. Coordena o Núcleo de Preservação da Informação (NUPI) instalado no Laboratório de Preservação e Pesquisa de Documentos Arquivísticos e Bibliográficos - LPPDAB. Pesquisa os temas: memória institucional; patrimônio documental; preservação, conservação e restauração de documentos; políticas públicas em Arquivologia, funções arquivísticas, políticas de informação, informação e memória e Ciência da Informação.

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Publicado

01/07/2024

Edição

Seção

Plataformas Digitais: Governança e Regulação

Como Citar

SILVA CAMPOS, Erica; MARQUES GERLIN, Meri Nadia; FARIAS DE MORAES, Margarete; DA SILVA, Luiz Carlos. REFLEXÕES NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL NAS REDES DIGITAIS. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-6939, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v11n1e-6939. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6939. Acesso em: 7 set. 2024.

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