Chatbot

impactos no ambiente acadêmico de uma universidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Emiliano Carlos Serpa Castor Universidade Santa Úrsula (USU); Instituto Infnet
  • Adriana Lopes Fernandes
  • Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta Doutora em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ Professora do Mestrado Profissional - MPGTQAC/USU http://orcid.org/0000-0001-5918-6274
  • Rodrigo Batista Garcia Universidade Santa Úrsula (USU)
  • Artemiso Ferreira Lima

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2021v8n1.p71-92

Palavras-chave:

Gestão tecnológica, Administração da informação, Organização de ensino superior, Chatbot, Inteligência artificial

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar quais são os aspectos positivos e negativos no uso de chatbots em uma Instituição de Ensino Superior privada (IESP) para o atendimento ao corpo discente. Foi observado que após incorporar um chatbot na IESP Y, a acurácia no atendimento ao corpo discente e a candidatos aumentou, o que colaborou para números melhores de retenção discente, e que, uma vez em funcionamento, deixar de usar essa ferramenta seria prejudicial ao negócio. É possível avaliar o quão importante é essa ferramenta em uma organização, pois ela proporciona praticidade e agilidade na execução de processos. A presente pesquisa apresentou limitações quanto a dimensão da amostra, ou seja, a aplicação dos pontos positivos e aprendizado dos pontos negativos, não podem ser estendidos para outras instituições sem que antes sejam feitas novas análises. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo que resultou em entrevistas por pautas e análise documental sob o ponto de vista do referencial teórico.

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Biografia do autor

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Doutora em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ Professora do Mestrado Profissional - MPGTQAC/USU

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta
Doutora em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ
Professora do Mestrado Profissional - MPGTQAC/USU

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Publicado

28/09/2021

Como citar

CASTOR, E. C. S. .; FERNANDES, A. L.; DE GOUVÊA DANTAS MOTTA, A. C.; GARCIA, R. B. .; LIMA, A. F. Chatbot: impactos no ambiente acadêmico de uma universidade do Rio de Janeiro. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 1, p. 71–92, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v8n1.p71-92. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5760. Acesso em: 26 abr. 2024.

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