O rizoma e a figura do livro na informação virtual e desmaterializada

discussões na Ciência da Informação e na Organização do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10n1.p145-164

Palavras-chave:

Rizoma, Informação desmaterializada, Ciência da Informação

Resumo

O rizoma é a proposta de um pensamento filosófico aplicado à informação virtual e, ao mesmo tempo, as realidades não contempladas na Ciência da Informação e na Organização do Conhecimento na desmaterialização de seu objeto. a pesquisa visa discutir a informação desmaterializada sob o conceito filosófico do rizoma e seus princípios na Ciência da Informação e na Organização do Conhecimento, assim, como a figura do livro. A discussão é perpetuada em aspectos críticos em que a Ciência da Informação e a Organização do Conhecimento estabelecem limites, traçados, estruturas ou hierarquias em seu modo de tratar, organizar e compartilhar a informação e o conhecimento. A pesquisa tem como procedimentos metodológicos um estudo teórico, bibliográfico, que inter-relaciona aspectos da filosofia da diferença, mais precisamente, o estudo do rizoma de Deleuze e Guattari com a Ciência da Informação e a Organização do Conhecimento. Ao ser contrário à ideia de árvore, o rizoma desponta automaticamente nas relações das árvores do conhecimento utilizadas como base para organizar e representar o conhecimento. Esses modelos representacionais não podem mais organizar o conhecimento e a informação diante a liquefação de suas estruturas no polo virtual. O problema é compreender como a Ciência da Informação se ajustará à realidade rizomática da informação virtual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Richele Grenge Vignoli, Universidade Federal de Rondonópolis

     Docente na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) no curso de Biblioteconomia desde 2021. Doutora em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp, campus de Marília, SP.

  • Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina. Professora Sênior (Departamento de Ciência da Informação)

    Professora Sênior (Departamento de Ciência da Informação) da Universidade Estadual de Londrina. 

  • Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Universidade Estadual Paulista, Unesp

    Doutoranda em Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Referências

BENEVENUTTO, F. E.; SILVA, M. R. da; MOSTAFA, S. P. A repercussão de Gilles Deleuze na Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 16, n. 3, ago. 2015.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro, RJ: Ed. 34, 1995. 94 p. (Coleção TRANS, v. 1).

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002.

LÉVY, O. O que é virtual? Tradução Paulo Neves. 2. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2011. (Coleção TRANS). 160 p.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução Luiz Paulo Rouanet. 9. ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2014.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução Irineu da Costa. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 1993. (Coleção TRANS). 208 p.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 1999. (Coleção TRANS). 272 p.

MONTEIRO, S. D. A organização virtual do conhecimento no ciberespaço. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 6, dez. 2003.

MOREIRA, W. Provocações deleuzeanas para as linguagens documentárias. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 21-36, 2010.

MOSTAFA, S. P. Conhecimento, informação e meios de transmissão cultural. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, PB, v. 22, n. 3, p. 95-100, 2012.

MOSTAFA, S. P. Epistemologia ou filosofia da ciência da informação? Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, PB, v. 20, n. 3, p. 65-73, set./dez. 2010.

SALES, R. de. Devir-rizoma: tumulto na organização e representação do conhecimento. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, RJ, v. 14, n. 2, p. 259-275, nov. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4316. Acesso em: 30 maio 2023.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo, SP: Paulus, 2014. (Comunicação).

SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo, SP: Paulus, 2003.

SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo, SP: Paulus, 2007. (Comunicação).

Downloads

Publicado

30/08/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O rizoma e a figura do livro na informação virtual e desmaterializada: discussões na Ciência da Informação e na Organização do Conhecimento. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 145–164, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10n1.p145-164. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6495. Acesso em: 5 nov. 2024.