A criticidade na construção de narrativas emancipatórias e antimonumentos de memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10n1.p62-74

Palavras-chave:

Teoria crítica, Criticidade, Antimonumento, Memória

Resumo

Teorias científicas constroem um conjunto de argumentos para compreender fenômenos no mundo, compreendendo ações e elaborando prognósticos com base em conexões significativas. A partir do movimento de reflexão com epistemologias que questionam o projeto de ciência ocidental hegemônica com o objetivo de pensar o sentido da crítica na construção de antimonumentos da memória. A pesquisa será configurada da seguinte forma: quanto aos objetivos de caráter exploratório, utilizando como suporte teórico a investigação bibliográfica; quanto à natureza dos dados, a pesquisa configura-se como qualitativa. O trabalho se apresenta a partir de um enfoque epistemológico e posicionado, refletindo a articulação entre a ciência/academia, a produção do conhecimento e a prática política. Tensiona os conceitos principais acerca de antimonumentos, teoria crítica e memória, além da contextualização de caso. Existe uma relação entre a racionalidade, a criticidade e a construção de antimonumentos de memória para possibilitar e potencializar uma narrativa emancipatória.

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Biografia do autor

Anderson Matheus Alves Arruda, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e doutorando em Ciência da Informação.

Anna Raquel de Lemos Viana, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra e doutoranda em Ciência da Informação.

Paulo Ricardo Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Especialista em Gestão da Qualidade na Administração Pública - UNEAL. Especialista em Direito Administrativo na Faculdade Campos Elíseos - FCE. Pós-graduando em Gestão de Pessoas pela Faculdade Campos Elíseos - FCE. Graduando em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Assessor administrativo na Defensoria Pública do Estado de Alagoas - DPEAL. Membro da comissão de Planejamento Estratégico - Conselho Regional de Administração de Alagoas- CRA/AL.

Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada 1, do Dept. de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

30/08/2023

Como citar

ARRUDA, A. M. A.; VIANA, A. R. de L.; LIMA, P. R. S.; MIRANDA, M. K. F. de O. A criticidade na construção de narrativas emancipatórias e antimonumentos de memória. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 62–74, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10n1.p62-74. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6575. Acesso em: 28 abr. 2024.

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