Transnacionalização da justiça em Nancy Fraser

repensando a esfera pública habermasiana

Autores

Palavras-chave:

Esfera Pública, Transnacionalização, Enquadramento, Justiça

Resumo

A partir da análise dos pressupostos teórico-sociais que ligam o relato inicial de Habermas acerca da esfera pública ao enquadramento westfaliano do espaço público, Nancy Fraser propõe a necessidade de uma reestruturação da esfera pública a partir de um enquadramento transnacional, diante da existência de arenas discursivas que transbordam os limites do Estado Nação, com forte influência na realidade social. Neste contexto, Fraser enfatiza que o conceito de esfera pública foi desenvolvido não apenas para compreender os fluxos de comunicação, mas também para contribuir com uma teoria política normativa da democracia. Nessa teoria, uma esfera pública é concebida como um espaço para a geração comunicativa da opinião pública. Na medida em que o processo é inclusivo e justo, a publicidade deve desacreditar pontos de vista que não podem resistir ao escrutínio crítico, com o propósito de garantir a legitimidade daqueles que participam do processo. Assim, importa quem participa e em que condições. Nestes termos, duas ideias são centrais para a análise da esfera pública: legitimidade normativa e a eficácia política da opinião pública. A ausência desses elementos torna o conceito vazio de crítica e ação política, de acordo com Fraser. Portanto, a autora busca repensar a teoria da esfera pública habermasiana, que é implicitamente guiada por um imaginário político westfaliano, uma visão que não mais corresponde à realidade globalizada contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition? A Political-Philosophical Exchange. New York: Verso Books, 2003.

FRASER, Nancy. Justiça interrompida: reflexões sobre a condição “pós-socialista”. São Paulo: Boitempo, 2022.

FRASER, Nancy. Crise de legitimação? Sobre as contradições políticas do capitalismo financeirizado. Cadernos de Filosofia Alemã, v. 23; n. 2, pp.153-188, jul.-dez.2018.

FRASER, Nancy. Scales of justice: reimagining political space in a globalizing world. Nova Iorque: Columbia University Press, 2009.

FRASER, Nancy. Reenquadrando a Justiça em um mundo globalizado. Lua Nova, n. 77, pp. 11-39, 2009a.

FRASER, Nancy. Transnationalizing the Public Sphere: On the Legitimacy and Efficacy of Public Opinion in a Postwestphalian World. In: FRASER, N. Scales of Justice: Reimagining Political Space in a Global World. New York: Columbia University Press, 2010.

FRASER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. Trad. Nathalie Bressiani. São Paulo: Boitempo, 2020.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

MELO, Rúrion. Public sphere and transnational democracy: a critical theoretical response to nancy fraser. Perspectiva Filosófica, vol. 42, n. 2, 2015.

PRESTUPA, P. Da efetivação da paridade de participação como requisito para uma esfera pública igualitária. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 60–74, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p60-74. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6169. Acesso em: 23 out. 2023.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como citar

PEREIRA PRESTUPA, P.; JOSÉ GOURART , M. Transnacionalização da justiça em Nancy Fraser: repensando a esfera pública habermasiana. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 330–343, 2023. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6785. Acesso em: 27 abr. 2024.