Educação para a democracia

uma articulação entre o agir comunicativo de Habermas e a pedagogia de Paulo Freire nos processos formativos em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p296-313

Palavras-chave:

Agir comunicativo-pedagógico, Comunicação, Educação Popular, saúde

Resumo

Denominamos agir comunicativo-pedagógico a relação entre comunicação e educação, fundamentada em dois importantes postulados epistêmicos, a teoria do agir comunicativo por Jürgen Habermas, e as bases pedagógicas de Paulo Freire (com o olhar da educação popular em saúde). Este ensaio tem como objetivo refletir como o agir comunicativo-pedagógico pode contribuir para a reflexão sobre processos de formação na área da saúde, pautada nas categorias convergentes destes dois autores como: comunicação/diálogo, interdisciplinaridade, democracia, trabalho e emancipação. O agir pedagógico fundamenta-se nas aprendizagens sociais apoiadas na racionalidade comunicativa, de forma a viabilizar uma cultura dialógica, solidária e radicalmente aberta aos processos de transformação pautados na emancipação social. No agir comunicativo, que articula todos os tipos de ação (Teleológica, Estratégica, Normativa e Comunicativa), os falantes vivenciam experiências que oportunizam consensos e entendimentos. Se estabelece uma relação interna entre práxis e racionalidade, elevando o conteúdo normativo da ação orientada para o entendimento recíproco. Habermas e Freire desenvolvem propostas de ações comunicativas que são profundamente interligadas, motivo pelo qual relaciona-se o papel da comunicação nas relações humanas e consequentemente na saúde. A integração do agir comunicativo com elementos da educação popular potencializa a ação pedagógica. Nessa perspectiva, a linguagem passa a assumir as funções de entendimento e coordenação das atividades orientadas por fins dos diferentes sujeitos da ação e o meio da própria socialização. Logo, a linguagem expressa na fala ou gestos constitui-se por resultados da ação social, que pelo compartilhamento torna-se capaz de produzir mudanças e intervenções significativas nos processos formativos em saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elizabeth Artmann, Escola Nacional de Saúde Pública

    Pesquisadora titular do Departamento de Administração e Planejamento da Escola Nacional de Saúde Pública, ENPS/Fiocruz. Docente permanente da Pós-graduação em Saúde Púbica da Ensp e do PPGSMCA-IFF.

Referências

ALMEIDA, M. D. S. D. et al. Residência em saúde da família do campo e o enfrentamento a COVID-19: relato de experiência. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 52–67, 28 set. 2020.

ANDRADE, L. F. S.; ALCÂNTARA, V. de C.; PEREIRA, J. R. Comunicação que constitui e transforma os sujeitos: agir comunicativo em Jürgen Habermas, ação dialógica em Paulo Freire e os estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, [S. l.], v. 17, p. 12–24, mar. 2019.

ARTMANN, E. Interdisciplinaridade no enfoque intersubjetivo habermasiano: reflexões sobre planejamento e AIDS. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 6, p. 183–195, 2001.

ARTMANN, E.; URIBE RIVERA, F. J. Gestão comunicativa e democrática para a integralidade e humanização do cuidado em saúde: desafios. Construção social da demanda por cuidado: revisitando o direito à saúde, o trabalho em equipe, os espaços públicos e a participação, [S. l.], , p. 225–239, 2013.

BASTOS, C. V. R. de; OLIVEIRA, S. V. de. AÇÃO COMUNICATIVA E AÇÃO DIALÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. APRENDER - Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, [S. l.], v. 2, n. Vitória da Conquista, p. 119–134, 2006.

BRASIL, P. da R. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 ago. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 set. 2022.

COSTA, C. A.; LOUREIRO, C. F. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Revista Katálysis, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 111–121, abr. 2017.

DANTAS, M. B. P. Educação em saúde na atenção básica: sujeito, diálogo, intersubjetividade. [S. l.], 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 73a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. trad. Luiz Sérgio Repa. 1. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2014(Coleção Habermas).

HABERMAS, J. Para a reconstrução do materialismo histórico. [S. l.]: Editora Unesp, 2016.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo. 1: Racionalide da ação e racionalização social. trad. Paulo Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

HONNETH, A. Reconhecimento ou redistribuição? A mudança de perspectiva na ordem moral da sociedade. In: SOUZA, J.; MATTOS, P. (org.). Teoria crítica no século XXI. 1a edição. São Paulo: Annablume, 2007.

LAROCCA, L. M.; MAZZA, V. de A. Habermas e Paulo Freire: referenciais teóricos para o estudo da comunicação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 169–169, 2003.

LIMA, J. de C.; RIVERA, F. J. U. Agir comunicativo, redes de conversação e coordenação em serviços de saúde: uma perspectiva teórico-metodológica. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S. l.], v. 13, p. 329–342, dez. 2009.

MACHADO, M. H.; XIMENES NETO, F. R. G. Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde no SUS: trinta anos de avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 23, p. 1971–1979, jun. 2018.

MATIELO, E. Dialogando sobre educação em saúde e ética a partir da experiência do curso técnico em saúde comunitária do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2009. 138 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/92340/281638.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 set. 2022.

MELLO, A. S. de. O agir pedagógico na construção do apoio matricial : caminhos possíveis no compartilhamento do cuidado. 2021. 203 f. Tese (doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Rio de Janeiro, 2021.

MINAYO, M. C. de S. Interdisciplinaridade: uma questão que atravessa o saber, o poder e o mundo vivido. Medicina, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 70–77, jun. 1991.

MIRANDA, L.; RIVERA, F. J. U.; ARTMANN, E. Trabalho em equipe interdisciplinar de saúde como um espaço de reconhecimento: contribuições da teoria de Axel Honneth. Physis: Revista de Saúde Coletiva, [S. l.], v. 22, p. 1563–1583, 2012.

MÜLLER NETO, Julio Strubing; ARTMANN, E. Discursos sobre o papel e a representatividade de conferências municipais de saúde. Cadernos de Saúde Pública, [S. l.], v. 30, p. 68–78, jan. 2014.

MÜLLER NETO, Júlio Strubing; ARTMANN, E. Política, gestão e participação em Saúde: reflexão ancorada na teoria da ação comunicativa de Habermas. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 17, p. 3407–3416, dez. 2012.

OLIVEIRA, A. A. A. de. A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico. Accepted: 2007-06-06T17:28:22Z, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/3405. Acesso em: 23 set. 2022.

PALUDO, C. Habermas e a Educação Popular: a dimensão política da educação como possibilidade de encontro. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 25, n. 83, p. 67–82, 2010.

PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Revista de Saúde Pública, [S. l.], v. 35, p. 103–109, fev. 2001.

PITANO, S. de C. Jürgen Habermas, Paulo Freire e a crítica à cidadania como horizonte educacional : uma proposta de revivificação da educação popular ancorada no conceito de sujeito social. Accepted: 2008-12-17T04:12:34Z, 2008. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/14844. Acesso em: 19 set. 2022.

PITANO, S. de C. PROBLEMATIZANDO REFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR:: PAULO FREIRE E JÜRGEN HABERMAS. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), [S. l.], n. 28, p. 104–119, 2017.

RIVERA, F. J. U. Agir comunicativo e planejamento social: uma crítica ao enfoque estratégico. Rio de Janeiro: SciELO Books - Editora FIOCRUZ, 1995.

SAÚDE, M. da. Portaria N. 2761, de 19 de novembro de 2013. Portaria N. 2761. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SistemaÚnico de Saúde (PNEPS-SUS). 19 nov. 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso em: 13 out. 2022.

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. [S. l.]: Autêntica, 2015.

TESSER, G. J. Educação e Agir Comunicativo em Habermas. Revista do NESEF, [S. l.], v. 2, n. 2, 29 ago. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54557. Acesso em: 23 set. 2022.

ZITKOSKI, J. J. A refundamentação da educação popular à luz de uma nova racionalidade proposta por Freire e Habermas. Revista de Ciências Humanas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 93–109, 2000.

Downloads

Publicado

30/11/2023

Como Citar

Educação para a democracia: uma articulação entre o agir comunicativo de Habermas e a pedagogia de Paulo Freire nos processos formativos em saúde. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 296–313, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p296-313. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6792. Acesso em: 4 nov. 2024.