Pensamento crítico como recurso para o enfrentamento à desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7140

Palavras-chave:

pensamento crítico, desinformação, educação em informação

Resumo

O fenômeno da desinformação convoca esforços de diferentes frentes pela complexidade e pelas consequências que provoca na sociedade atual. Este artigo, a partir de reflexões teóricas, destaca a educação em informação, cuja base é sustentada pelo pensamento crítico. Em um contexto de ambientes digitais contaminados por discursos de ódio e intolerância, a criticidade ganha ainda mais relevância, considerando que o cidadão precisa de informações confiáveis e credíveis para tomar decisões coerentes. Isso requer competências críticas para analisar e fundamentar ideias e ações a partir de evidências, interpretando o mundo por meio de relações dialógicas. Este trabalho, portanto, explora as possibilidades que o pensamento crítico oferece ao enfrentamento à desinformação pela educação. Conclui-se que esta abordagem deve ser estimulada nos ambientes formais e informais de educação, na interação em família ou em qualquer relação social, usando ou não tecnologias digitais. É necessária a disposição para a escuta sensível, com flexibilidade para rever ou aprimorar concepções e comportamentos. É preciso, sobretudo, assumir o pensamento crítico como um processo reflexivo, que impulsiona o autoquestionamento sobre os próprios preconceitos, interpretações e conclusões, além de estimular o reconhecimento das limitações sobre o que cada indivíduo acha que sabe. Trata-se, portanto, de um questionamento saudável e necessário, que contribui para as interações positivas com as informações, com as pessoas e com as próprias ações e motivações

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Biografia do Autor

  • Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN-UFRGS) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

  • Daniela Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bolsista da CAPES Brasil de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN-UFRGS). Integrante do grupo de pesquisa Infocom (UFRGS).

  • Rodrigo Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduando em Jornalismo (UFRGS) e bolsista de iniciação científica (Fapergs-UFRGS)

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Publicado

13/11/2024

Como Citar

BORGES, Jussara; SILVA, Daniela; FLORES, Rodrigo. Pensamento crítico como recurso para o enfrentamento à desinformação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7140, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11n1e-7140. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7140. Acesso em: 10 maio. 2025.