Produção de dados pela via dos espaços discursivos

a ética do discurso de Habermas como possibilidade para construção de conhecimentos democráticos

Autores

  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Allana Ladislau Prederigo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael Carlos Queiroz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Islene da Silva Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gustavo Falcão Santana Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11e-7352

Palavras-chave:

pesquisa-ação; espaços discursivos; ética do discurso; Habermas.

Resumo

Em busca de superar uma racionalidade reducionista instaurada por décadas na produção de conhecimentos na área da educação, propomos neste artigo, considerando a teoria do Agir Comunicativo, realizar uma discussão sobre os Espaços Discursivos. Estes vêm se configurando em uma proposta para produção de dados, de modo a considerar a intersubjetividade dos sujeitos e a autorreflexão como meios constituintes de saberes. Seus princípios estão alicerçados na ética do discurso desenvolvido por Habermas. A construção da metodologia em tela, tem-se dado pela via dos estudos desenvolvidos pela pesquisa-ação, que a partir de pesquisas desenvolvidas tece algumas considerações teórico-metodológicas e epistemológicas apresentadas nesse momento. Considerando este mesmo movimento, percebe-se que a produção de dados pela via dos Espaços Discursivos permite um diálogo ético e democrático com os envolvidos, na busca de consensos acerca das temáticas propostas, sendo a argumentação, neste contexto, a base para estruturação do conhecimento na área educativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariangela Lima de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

     

     

     

Referências

ALMEIDA, M. L. de. Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisa- ação em processos de inclusão escolar: entre o agir comunicativo e o agir estratégico. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Autores Associados; 1ª edição. Volume 3. 2007.BARROS, A P. F. L. A importância do conceito de esfera pública de Habermas para a análise da imprensa - uma revisão do tema. Universitas: Arquit. e Comun. Social, Brasília, v. 5n. 1/2, p. 23-34, jan./dez. 2008.

CARR, W. Critical Action Research Today. Estreiadiálogos: Revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, n. 1, p. 14-26, jul. 2019.

CARVALHO, D. S. A construção de um currículo de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar: contribuições da teoria do agir comunicativo. Dissertação (Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores) - Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde. Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, 2018.

CASSETE, M. L.Q. O conceito de esfera pública nas Obras de Hannah Arendt e Jurgen Habermas. In: Revista três pontos: Revista do Centro Acadêmico de Ciências Sociais. No 5. v.1. Belo Horizonte: O lutador, p. 29-36, out.2008.

FERNANDES, L. S. Os modos como às ações são empreendidas na pesquisa-ação: um estudo comparado Brasil e Portugal. 2024. 263f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024.

HABERMAS, J. Teoria e práxis: estudos de filosofia social. Tradução de Rúrion Melo. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. 398p.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Taurus, 1987.

MARQUES, J. R. de O. Uma Reflexão do Modelo de Espaço Público Habermasiano. Aufklärung: journal of philosophy, [S. l.], v. 5, n. 3, p. p.181–192, 2018.

PREDERIGO, A. L. Pesquisa-ação, formação e inclusão escolar: diálogos com autores- pesquisadores da região sudeste do Brasil. 2024. 240f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024.

QUEIROZ, R. C. Inclusão Escolar, Formação Continuada, Pesquisa-Ação e Tecnologias: Tecituras Possíveis em Tempos de Pandemia. 2021 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. Vitória, 2021.

SILVA, N. V. da; HERNANDEZ-PILOTO, S. S. de F.; OLIVEIRA, G. M. S.; ALMEIDA, M. L. Espaços discursivos como possibilidade de formação humana e inclusão. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 10, nov. 2023, p. 278-295.

Downloads

Publicado

25/11/2024

Como Citar

ALMEIDA, Mariangela Lima de; PREDERIGO , Allana Ladislau; QUEIROZ , Rafael Carlos; HERNANDEZ-PILOTO , Sumika Soares de Freitas; VIEIRA , Islene da Silva; SANTANA , Gustavo Falcão. Produção de dados pela via dos espaços discursivos: a ética do discurso de Habermas como possibilidade para construção de conhecimentos democráticos. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, p. e-7352, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11e-7352. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7352. Acesso em: 13 mar. 2025.