Produção de dados pela via dos espaços discursivos
a ética do discurso de Habermas como possibilidade para construção de conhecimentos democráticos
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11e-7352Palavras-chave:
pesquisa-ação; espaços discursivos; ética do discurso; Habermas.Resumo
Em busca de superar uma racionalidade reducionista instaurada por décadas na produção de conhecimentos na área da educação, propomos neste artigo, considerando a teoria do Agir Comunicativo, realizar uma discussão sobre os Espaços Discursivos. Estes vêm se configurando em uma proposta para produção de dados, de modo a considerar a intersubjetividade dos sujeitos e a autorreflexão como meios constituintes de saberes. Seus princípios estão alicerçados na ética do discurso desenvolvido por Habermas. A construção da metodologia em tela, tem-se dado pela via dos estudos desenvolvidos pela pesquisa-ação, que a partir de pesquisas desenvolvidas tece algumas considerações teórico-metodológicas e epistemológicas apresentadas nesse momento. Considerando este mesmo movimento, percebe-se que a produção de dados pela via dos Espaços Discursivos permite um diálogo ético e democrático com os envolvidos, na busca de consensos acerca das temáticas propostas, sendo a argumentação, neste contexto, a base para estruturação do conhecimento na área educativa.
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