Questões habermasianas sobre a integridade da informação

Autores

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Cássia Angiolis Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Ana Gabriela Clipes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Letícia Souza Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11e-7365

Palavras-chave:

desinformação; Jürgen Habermas; Teoria do Agir Comunicativo.

Resumo

Neste artigo faz-se uma revisão sistemática da abordagem crítica a partir do filósofo alemão Jurgen Habermas do processo social atual da desinformação, em especial com as teorias do agir comunicativo e do Discurso. Faz-se uma breve apresentação das teorias do agir comunicativo e do Discurso de Habermas, e sua guinada pragmática. O método principal de investigação é uma revisão sistemática nas bases de dados Scopus e Web of Science. São usados como estratégia de busca os termos "Habermas" AND "disinformation OR misinformation OR mis(information)". São apresentados os resultados da busca, após a limpeza dos dados dos artigos duplicados e refinamento para aqueles que abordam a Teoria do Agir Comunicativo. A discussão é realizada em torno dos artigos a partir das teorias de Habermas, da ideia de desinformação e dos meios de combatê-la. Entre os resultados observou-se pontos em comum nos artigos, como o uso dos termos fake news e desinformação como sinônimos, a preocupação com a democracia e como solução adotar medidas para controle e regulação. Conclui-se que a desinformação é movida a interesses, geralmente políticos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FALLIS, D. What is disinformation?. Library Trends, v. 63, n. 3, p. 401-426, 2015.

HABERMAS, Jürgen. Agir comunicativo e razão descentralizada. Rio de Janeiro:

Tempo Brasileiro, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 2 v.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. 2v.

HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

LIMA, Clovis Ricardo Montenegro de; GONÇALVES, Márcio; REBELO MAIA, Mariangela. Notas para uma teoria crítica discursiva da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 28, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article /view/92925. Acesso em: 28 jun. 2024.

SILVA, J. L. C.; BARROS, L. G. S.; BEZERRA, F. T. S. A produção sobre desinformação na ciência: estudo realizado na Brapci. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 28, n. 1, 2023.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policymaking. Strasbourg: Council of Europe, 2017.

Downloads

Publicado

25/11/2024

Como Citar

LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de; ANGIOLIS, Cássia; FERREIRA, Ana Gabriela Clipes; SOUZA, Letícia. Questões habermasianas sobre a integridade da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, p. e-7365, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v11e-7365. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7365. Acesso em: 3 abr. 2025.