COMPETÊNCIA DISCURSIVA: UM CASO ESPECIAL DE COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p44-56Keywords:
Agir Comunicativo. Desenvolvimento Moral. Competência Discursiva.Abstract
Neste artigo quer-se delinear o conceito de competência discursiva como um caso especial de competência comunicativa, tanto quanto o Discurso é um caso especial de agir comunicativo. Parte-se da discussão de competência dentro do processo de aprendizagem e do desenvolvimento moral, e dentro dela a competência linguística e a competência comunicativa. Faz-se o desenvolvimento da noção de competência discursiva como capacidade de argumentar racionalmente, de reconhecer o outro e os seus argumentos e de fazer acordos em torno do melhor argumento. Inclui também a capacidade de universalizar o processo argumentativo. O desenvolvimento da competência discursiva está vinculado ao desenvolvimento moral de indivíduos, grupos sociais e sociedade. Conclui-se que existe sim uma competência discursiva e que esta pode ser desenvolvida, não apenas como habilidade técnica, mas também como desenvolvimento moral.
Downloads
References
BALTAR, Marcos. A validade do conceito de competência discursiva para o ensino de língua materna. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v.5, n.1, p.209-228, jul./dez. 2004.
BONA, Camila De; MACHADO, Sheila. Competência Linguística e Comunicativa: um paralelo entre duas abordagens lingüísticas no contexto de ensino de Língua Inglesa. BELT Journal: Porto Alegre, v. 3, n. 1, jan./jul., 2012.
BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Conhecimento, compreensão e competência nos estudos da lingua(gem). Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 13, 2011.
HYMES, Dell. On communicative competence. In: PRIDE, J. B. & HYMES, J. (eds.) Sociolinguistics: selected readings. Harmondsworth, England: Penguin, 1972.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. 1499 p.
FINI, Lucila Diehl Tolaine. Desenvolvimento moral: de Piaget a Kohlberg. Perspectiva. Florianópolis, v. 9, n. 16, p. 58-78, Jan/Dez, 1991.
GOYARD-FABRE, S. O que é democracia? A genealogia filosófica de uma grande aventura humana. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GUTIERREZ, Gustavo Luis; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine; Teoria da Ação Comunicativa (Habermas): estrutura, fundamentos e implicações do modelo. Veritas, Porto Alegre, v.58, n.1, jan./abr., p. 151-173, 2013. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/viewFile/8691/9031>. Acesso em: 17 ago. 2019.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa, v. I e II. Madrid: Taurus, 1987.
HABERMAS. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HABERMAS, Jürgen. Notas programáticas para a fundamentação de uma ética do discurso, In: Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HABERMAS. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HASTE, Helen. Constructing competence: Discourse, identity and culture. In: PLATH, Ingrid; GRAUDENZ, Ines; BREIT, Heiko; Kultur — Handlung — Demokratie. p. 109-134, 2008.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro; LIMA, Rodolfo Tenório; GÜNTHER, Helen Fischer. Competência Comunicativa para problematização e aprendizagem em organizações. P2P & Inovação, Rio de Janeiro, v.5 n.2, p.200-219, mar./ago. 2019.
MARCUSCHI. Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 298p.
SIEBENEICHLER, Flávio Beno. Reflexões sobre a ética do Discurso. LOGEION: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v.5, Edição Especial, p. 67-83, 2018.
TABILE, Ariete Fröhlich; JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Revista Psicopedagogia. [online], v. 34, n.103, p. 75-86, 2017.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Competência comunicativa. Glossário Ceale. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/competencia-comu nicativa. Acesso em: 21 ago. 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação - uma proposta para o ensino de Gramática. São Paulo: Cortez, 2011.
_________. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2011.
ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Logeion: Filosofia da Informação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The journal is published under the Creative Commons - Attribution - Noncommercial - Share Alike 3.0 Brazil.
The published work is considered collaboration and therefore the author will not receive any remuneration for this as well as anything will be charged in exchange for publication.
All texts are responsibility of the authors.
It’s allowed partial or total reproduction of the texts of the magazine since the source is cited.