Maravilhoso informacional: crítica da filosofia da informação sob uma reflexão hermenêutica entre Medievo e Modernidade
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2014v1n1.p20-42Resumen
O objetivo deste estudo é discutir as questões inerentes aos conceitos de informação e conhecimento a partir de uma epistemologia histórica. A análise a partir de um olhar comparado entre os séculos XIII e XX contribui para o esclarecimento crítico da elaboração de tais conceitos e seu uso. Ambos os períodos refletem momentos de profundas transformações sociais orientadas no estatuto epistemológico das instituições de ensino e de pesquisa. Propomos como metodologia um estudo hermenêutico das noções de informação e conhecimento, junto de complexidade e maravilhoso, nos períodos mencionados. Nosso campo empírico posiciona-se em torno de dois indícios da formação discursiva: uma filosofia do conhecimento na Idade Média, explicitada nas práticas das primeiras universidades que florescem no século XII, e uma filosofia da informação, que se desenvolve na atualidade na epistemologia da Ciência da Informação. O estudo permite um olhar crítico sobre certas classificações consagradas, como a Idade Média como período sombrio ao conhecer e apenas fundamentado na noção de acesso ao conhecimento pela narrativa, e a pós-modernidade como etapa histórica promotora do conhecer, dependente tão somente da informação objetiva para a apreensão dos saberes.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.