Cidadania digital e competitividade
Palavras-chave:
Cidadania digital. Competitividade. Globalização. Mercado de consumo. Inclusão digital. Inclusão social. Exclusão digital.Resumo
Trata da inclusão digital e sua articulação com os processos de inclusão social como condição para a competitividade na nova economia. Considera que a globalização impõe às sociedades novas pautas de comportamento e configura novos mercados de consumo, incidindo de forma diferenciada sobre o indivíduo. Analisa a possibilidade de uma nova cidadania, de caráter digital e competitiva em mercados globais, a partir do uso da tecnologia de informação e de uma boa educação.
Palavras-chave
Cidadania digital. Competitividade. Exclusão digital. Globalização. Inclusão digital. Inclusão social. Mercado de consumo.
Digital citizenship and competitiveness
Abstract
Digital inclusion and its interaction with the processes of social inclusion are dealt with here as a condition for competitiveness in the new economy. It is taken into consideration that globalization brings new rules of behavior to the various societies and shapes up new markets of consumption, having a different form of impact on every individual. It is also analyzed the possibility of a new citizenship of digital and competitive character concerning global markets, arousing from the use of information technology and a good education.
Keywords
Digital citizenship. Competitiveness. Digital exclusion. Globalization. Digital inclusion. Social inclusion. Market of consumption.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.