Cidadania digital e competitividade

Autores

  • Antonio Flavio Testa

Palavras-chave:

Cidadania digital. Competitividade. Globalização. Mercado de consumo. Inclusão digital. Inclusão social. Exclusão digital.

Resumo

Trata da inclusão digital e sua articulação com os processos de inclusão social como condição para a competitividade na nova economia. Considera que a globalização impõe às sociedades novas pautas de comportamento e configura novos mercados de consumo, incidindo de forma diferenciada sobre o indivíduo. Analisa a possibilidade de uma nova cidadania, de caráter digital e competitiva em mercados globais, a partir do uso da tecnologia de informação e de uma boa educação.

Palavras-chave
Cidadania digital. Competitividade. Exclusão digital. Globalização. Inclusão digital. Inclusão social. Mercado de consumo.

Digital citizenship and competitiveness

Abstract

Digital inclusion and its interaction with the processes of social inclusion are dealt with here as a condition for competitiveness in the new economy. It is taken into consideration that globalization brings new rules of behavior to the various societies and shapes up new markets of consumption, having a different form of impact on every individual. It is also analyzed the possibility of a new citizenship of digital and competitive character concerning global markets, arousing from the use of information technology and a good education.

Keywords
Digital citizenship. Competitiveness. Digital exclusion. Globalization. Digital inclusion. Social inclusion. Market of consumption.

Biografia do Autor

  • Antonio Flavio Testa
    Antropólogo, sociólogo e cientista político. Doutor em Sociologia Professor dos cursos de pós graduação em Marketing, Estratégia Empresarial e Administração estratégica em sistemas de informações da FGV Professor da Esad em Gestão do conhecimento. Professor da Unilegis ( Universidade do Legislativo) Instrutor da ESAF Consultor da FUBRA/UnB Ex diretor do Interlegis Ex chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal Ex prof. da Unb Ex prof. da UCB Ex prof. do Uniceub Membro de diversas bancas de mestrado e doutorado na UCB e no Uniceub e UnB. Coordenou o curso de pós graduação em Política e Gestão de Ongs Na Unb Palestrante e consultor em temas vinculados ao Marketing, estratégia e competitividade. Autor do livro Comunicação Política - gestão estratégica Ed. Seep Senado Federal. Organizador do livro Comunicação e Marketing Político Ed. Seep SF.

Downloads

Publicado

12/03/2007

Edição

Seção

Artigos