Inclusão: direito de todos

Autores

  • Ana Lucia Carvalho Santos Oliveira Universidade Vale do Acarau

Palavras-chave:

Inclusão. Direito de todos. Educação. Experiência.

Resumo

A educação inclusiva, tema que tem motivado inúmeras e interessantes discussões, diz respeito à educação de boa qualidade para todos. Este artigo traz como tema central Inclusão: direito de todos, e objetiva o estudo e a análise das representações sociais. O que diz a lei e que de fato percebese nas escolas leva a refletir a prática em sala de aula com um novo olhar, sensível às necessidades e diferenças de cada um, respeitando os limites e as possibilidades de crescimento individual e grupal de todo cidadão. Relata desafios de uma experiência vivida em sala de aula com alunos portadores de
necessidades especiais, destacando os desafios e a conquista adquirida pelo educador em busca de melhoramento e desempenho para novos desafios.

Palavras-chave

Inclusão. Direito de todos. Educação. Experiência.

Inclusion: everybody's right

Abstract

The inclusive education, subject that has motivated innumerable and interesting quarrels, says respect to the education of good quality for all. This article has as central subject "Inclusion: right of all" objective the study and analyzes it of the social representations. What it says the law what in fact we see in the schools, that in take them to reflect practice it in classroom with a new to look at, sensible the necessities and differences of each one, respecting the limits and the possibilities of individual and group growth of all citizen. It tells challenges of an experience lived in classroom with carrying pupils of necessities special, detaching the challenges and the conquest acquired for the educator in improvement search and performance for giving to it with the new challenge.

Keywords

Inclusion. Right of all. Education. Experience.

Biografia do Autor

  • Ana Lucia Carvalho Santos Oliveira, Universidade Vale do Acarau
    Graduação em pedagogia e especialização em supervisão escolar pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) - CE.

Downloads

Publicado

08/04/2009

Edição

Seção

Artigos