Projeto Unidade Referencial Jequitibá: inclusão produtiva através da educação profissional e tecnológica

Autores

  • Marilise Doege Esteves Instituto Federal de Rondônia – IFRO.
  • Shalimar de Alcântara Souza SEGURO SOCIAL - INSS – RO
  • Marcos Rodrigo Gomes da Silva Programa Nacional de Crédito Rural. EMATER/SEAGRI-RO

Palavras-chave:

Políticas públicas, educação, inclusão social, empoderamento, comunidade, democracia.

Resumo

O objetivo deste artigo é elencar novas perspectivas em educação para populações tradicionalmente afastadas da possibilidade de acesso à educação. Políticas públicas em educação profissional e tecnológica propiciam melhores oportunidades populações da área rural, alcançando locais distantes e populações vulneráveis. A inclusão social emerge como conseqüência dessas políticas públicas e promove um desenvolvimento sustentável, através de inclusão produtiva e acesso à educação de qualidade.

Palavras-chave

Políticas públicas, educação, inclusão social, empoderamento, comunidade, democracia.

Referential Jequitibá Unit Project: productive inclusion by means of professional and technological education

Abstract

The aim of this article is to bring up new perspectives on education for those who have been apart from the possibility of accessing education. Public policies on professional and technological education have brought better opportunities for population of rural areas, reaching distant places, and vulnerable populations. Social inclusion emerges as a consequence of these policies, and promotes sustainable development, through productive inclusion and access to quality education.

Keywords

Public policies. Education. Social inclusion. Empowerment. Community. Democracy.

Biografia do Autor

  • Marilise Doege Esteves, Instituto Federal de Rondônia – IFRO.
    Mestrado em Educação pela Universidade de La Coruña. Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal de Rondônia – IFRO.E-mail: proex@ifro.edu.br
  • Shalimar de Alcântara Souza, SEGURO SOCIAL - INSS – RO
    Especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. Fundação Abrace/Brasil. Analista do Seguro Social - Inss – RO com Formação em Serviço Social. Rolim de Moura.ROE-mail: shalimarjp@hotmail.com
  • Marcos Rodrigo Gomes da Silva, Programa Nacional de Crédito Rural. EMATER/SEAGRI-RO
    Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Rondônia, Câmpus Colorado do Oeste. Coordenador da Unidade Técnica Estadual do Programa Nacional de Crédito Rural. Emater/Seagri-ROE-mail: marcosrodrigo@emater-ro.com.br

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Publicado

11/07/2013

Como Citar

Projeto Unidade Referencial Jequitibá: inclusão produtiva através da educação profissional e tecnológica. (2013). Inclusão Social, 6(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1706