Projeto Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) da Rede de Extensão Tecnológica do Estado do Amazonas (Retam)

Autores

  • Francisco Elno Bezerra Herculano
  • Raphael Skrobot Barbosa Grosso

Palavras-chave:

Retam, Inovação, Competitividade, Amazonas

Resumo

O presente projeto da Retam é uma das três modalidades referentes à chamada pública do Sibratec, tendo por finalidade implantar uma rede de extensão tecnológica no Amazonas, formada por doze instituições, compreendendo a Fucapi, Secti-AM, Ifam, UEA, Fapeam, Senai-AM, Sebrae-AM, Embrapa Amazônia Ocidental, Inpa, Idam, Suframa e Ufam. Com investimentos da ordem de R$ 2,8 milhões, custeados pelo MCTI/Finep, Fapeam e Sebrae-AM, a rede atuará em quatro metodologias de importância estratégica para a região, quais sejam, inovar para competir, tecnologias limpas, adequação de produtos para o mercado externo e adequação para o mercado interno, devendo beneficiar um total de 99 micros, pequenas e médias empresas amazonenses. Sua ação está programada para ocorrer até abril de 2016, prevendo impactar direta e indiretamente sobre duas mil pessoas, incluindo o segmento empresarial, além dos agentes e técnicos das instituições do sistema local de inovação, como elemento promotor da inovação no Estado do Amazonas. Com uma proposta de atuação territorial, de natureza social, econômica e ambiental, possui grande potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala estadual por meio da dinamização econômica e da inclusão produtiva. Assim, a Retam contribuirá para o desenvolvimento de novas aplicações de pesquisas básicas e científicas, atendimento às normas técnicas nacionais e internacionais, melhoria da qualidade da mão de obra e dos produtos regionais, aumento da competitividade das MPEs regionais, otimização do uso de recursos naturais, além de fortalecer o emprego e a renda de comunidades amazônicas.

Biografia do autor

Francisco Elno Bezerra Herculano

Doutor em Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Manaus, AM – Brasil.Pesquisador da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) - Manaus, AM - Brasil. Docente Colaborador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Manaus, AM – Brasil.

Raphael Skrobot Barbosa Grosso

Mestre em desenvolvimento regional pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordenador da Rede de Extensão Tecnológica do Amazonas (Retam). Pesquisador da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Manaus, AM, Brasil.

Downloads

Publicado

20/12/2017

Como citar

Herculano, F. E. B., & Grosso, R. S. B. (2017). Projeto Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) da Rede de Extensão Tecnológica do Estado do Amazonas (Retam). Inclusão Social, 7(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3882

Edição

Seção

Prêmio Nacional de Des. Reg. 2010 - Homenagem a Celso Furtado | Cat. III - Proj. Inov. para Implantação no Território