Linguagem e comunicação de pessoas com deficiência intelectual e suas contribuições para a construção da autonomia

Autores

  • Cintia Perez Duarte Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
  • Renata de Lima Velloso

Palavras-chave:

Linguagem, Comunicação, Deficiência intelectual

Resumo

Pessoas com deficiência intelectual (DI) apresentam déficits nos aspectos relacionados a habilidades cognitivas, bem como no funcionamento adaptativo em áreas de independência pessoal e responsabilidade social. Dentre as alterações, apresentam atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem, com variações quanto ao grau de comprometimento e funções afetadas. A comunicação é o meio através do qual as pessoas se relacionam e mantêm contato com os outros, aprendem acerca do mundo e interagem para trocar informação. Por isso a avaliação da linguagem e do funcionamento comunicativo na DI é fundamental, colaborando desde o processo diagnóstico até o planejamento de intervenções e delineamento de metas que auxiliem os aspectos funcionais no cotidiano. Os objetivos principais de intervenção devem contemplar um ajuste da comunicação e interação comunicativa entre a pessoa com DI e o ambiente, auxiliando na identificação dos níveis comunicativos da pessoa para que estes sejam estimulados e valorizados. É essencial o enfoque na promoção de capacidades comunicativas que levem à autonomia, tornando o indivíduo participante ativo em diferentes contextos por meio da comunicação.

Biografia do autor

Cintia Perez Duarte, Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)

Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) – SP - Brasil, com período sanduíche em National University of Ireland Galway (NUI Galway) - Irlanda.  Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) – SP – Brasil. 

Renata de Lima Velloso

Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) – SP - Brasil. Pesquisadora do Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) – SP - Brasil. 

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como citar

Duarte, C. P., & Velloso, R. de L. (2017). Linguagem e comunicação de pessoas com deficiência intelectual e suas contribuições para a construção da autonomia. Inclusão Social, 10(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4034