Reflexões sobre o currículo funcional/natural e o PECS-Adaptado no processo de inclusão do aluno com autismo
Palavras-chave:
Inclusão escolar, Autismo, Programa educacional, Currículo funcional/natural, Comunicação alternativaResumo
O presente artigo procurou proporcionar uma análise reflexiva em torno dos pressupostos que envolvem a utilização do programa educacional fundamentado no Currículo Funcional/Natural (CFN), assim como sua associação ao programa de Comunicação Alternativa (CA), conhecido como PECS-Adaptado, e sua idealização e aplicação no contexto inclusivo de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). É importante destacar um programa educacional que seja útil e que valorize as tarefas de interesse do aluno, bem como o contexto onde se aprendem e se ensinam determinadas tarefas e habilidades, juntamente com sua participação efetiva no âmbito educacional, social e familiar. Conclui-se que a indicação de programas como o PECS-Adaptado, aliado ao programa educacional baseado nos princípios do CFN, torna-se um caminho promissor no processo de inclusão de alunos com autismo.Downloads
Publicado
01/12/2017
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.
Como Citar
Reflexões sobre o currículo funcional/natural e o PECS-Adaptado no processo de inclusão do aluno com autismo. (2017). Inclusão Social, 10(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4038