Técnicas alternativas de tratamento de água voltadas para indígenas do Vale do Javari

Autores

  • Adriana Ribeiro Francisco
  • José Euclides Stipp Paterniani
  • Jaime da Silva Mayuruna

Palavras-chave:

Saneamento rural, Técnicas de tratamento de água, Capacitação social, Qualidade de água, Moringa oleífera

Resumo

A região Amazônica é conhecida por sua abundância em água na superfície terrestre, embora em muitas desses locais a água não esteja própria para consumo humano, em função de apresentar impurezas que impossibilitam o seu uso adequado. No Alto Solimões, por exemplo, a água tem características naturais de turbidez elevada, o que torna necessário o prévio tratamento antes do consumo. Diante disso, indígenas e comunidades ribeirinhas que vivem em torno dessas regiões enfrentam muitas dificuldades para o consumo e uso da água, embora muitas vezes essa seja a única opção para garantir sobrevivência. Existem várias técnicas alternativas de tratamento para pequenas comunidades que vivem em regiões afastadas de grandes centros urbanos, porém, grande parte dessas técnicas difundidas em estudos e trabalhos de pesquisas não são muitas vezes divulgadas e destinadas a atender as necessidades sociais. Em razão disso, este estudo preconiza difundir o uso de tecnologias de tratamento de água testadas em laboratório para atender comunidades indígenas do Vale do Javari. O projeto foi dividido em três etapas: adaptação das técnicas de tratamento para a região; capacitação e treinamento; e aplicação em aldeia indígena. Até o presente momento, encontram-se em desenvolvimento a primeira e a segunda etapas.

Biografia do autor

Adriana Ribeiro Francisco

Pós-doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, SP – Brasil. Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Pesquisadora em qualidade de águas apropriadas para pequenas comunidades, como o uso de filtração lenta, coagulação natural a partir da semente de moringa oleífera e desinfecção solar.

José Euclides Stipp Paterniani

Livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Doutor em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professor em qualidade da água na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, SP – Brasil.

Jaime da Silva Mayuruna

Graduação em Ciências Políticas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – SP - Brasil. Indígena mayuruna. Tradutor de projetos sociais, debates de política e movimentos indígenas na militância pela causa dos povos indígenas do Vale do Javari, Amazonas.

Downloads

Publicado

13/11/2018

Como citar

Francisco, A. R., Paterniani, J. E. S., & Mayuruna, J. da S. (2018). Técnicas alternativas de tratamento de água voltadas para indígenas do Vale do Javari. Inclusão Social, 12(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4389