Contribuições da Escola do Trabalhador para a democratização do acesso ao conhecimento
Palavras-chave:
Democratização do conhecimento, Qualificação do profissional, MOOC, Escola do TrabalhadorResumo
A Escola do Trabalhador faz parte do projeto de pesquisa e de extensão intitulado Desenvolvimento Metodológico e Capacitação para Governança e Gestão da Empregabilidade no Brasil: Programa de Empregabilidade Qualifica Brasil, que visa, por meio da oferta de cursos on-line, contribuir para a qualificação do trabalhador brasileiro, bem como aumentar suas condições de empregabilidade. O objetivo deste artigo é analisar a contribuição da Escola do Trabalhador para a democratização do acesso ao conhecimento. Trata-se de estudo qualitativo e quantitativo, descritivo, realizado por meio da análise e interpretação qualitativa de dados obtidos com a mineração de dados dos logs de matrícula e acesso à plataforma Moodle e de questionário on-line de avaliação de satisfação do cursista. Os resultados parciais obtidos nos primeiros 12 meses de operação da escola apontam que ela está presente em todas as UFs. O estudo do perfil do cursista realizado no período de novembro de 2017 a dezembro de 2018 evidenciou que o objetivo de atendimento do trabalhador desempregado tem sido atingido. Segundo os participantes, as contribuições dos cursos foram avaliadas satisfatoriamente, demonstrando que o projeto da Escola do Trabalhador tem constituído uma peça importante para a democratização do acesso ao conhecimento.Downloads
Publicado
04/06/2019
Edição
Seção
Contexto da escola do trabalhador
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.
Como Citar
Contribuições da Escola do Trabalhador para a democratização do acesso ao conhecimento. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4662