Contribuições da Escola do Trabalhador para a democratização do acesso ao conhecimento

Autores

  • Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
  • Wilsa Maria Ramos
  • Lívia Veleda Sousa e Melo
  • Janaína Angelina Teixeira
  • Rute Nogueira de Morais Bicalho

Palavras-chave:

Democratização do conhecimento, Qualificação do profissional, MOOC, Escola do Trabalhador

Resumo

A Escola do Trabalhador faz parte do projeto de pesquisa e de extensão intitulado Desenvolvimento Metodológico e Capacitação para Governança e Gestão da Empregabilidade no Brasil: Programa de Empregabilidade Qualifica Brasil, que visa, por meio da oferta de cursos on-line, contribuir para a qualificação do trabalhador brasileiro, bem como aumentar suas condições de empregabilidade. O objetivo deste artigo é analisar a contribuição da Escola do Trabalhador para a democratização do acesso ao conhecimento. Trata-se de estudo qualitativo e quantitativo, descritivo, realizado por meio da análise e interpretação qualitativa de dados obtidos com a mineração de dados dos logs de matrícula e acesso à plataforma Moodle e de questionário on-line de avaliação de satisfação do cursista. Os resultados parciais obtidos nos primeiros 12 meses de operação da escola apontam que ela está presente em todas as UFs. O estudo do perfil do cursista realizado no período de novembro de 2017 a dezembro de 2018 evidenciou que o objetivo de atendimento do trabalhador desempregado tem sido atingido. Segundo os participantes, as contribuições dos cursos foram avaliadas satisfatoriamente, demonstrando que o projeto da Escola do Trabalhador tem constituído uma peça importante para a democratização do acesso ao conhecimento.

Biografia do autor

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Wilsa Maria Ramos

Pós-Doutorado pela Universitat de Barcelona (UB) - Espanha. Pós-Doutorado pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS - Brasil. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Lívia Veleda Sousa e Melo

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Janaína Angelina Teixeira

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) - Brasília, DF - Brasil.

Rute Nogueira de Morais Bicalho

Doutoranda em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como citar

Nogueira, D. X. P., Ramos, W. M., Melo, L. V. S. e, Teixeira, J. A., & Bicalho, R. N. de M. (2019). Contribuições da Escola do Trabalhador para a democratização do acesso ao conhecimento. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4662

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)