O impacto da arquitetura da informação na melhoria do acesso a conteúdos técnicos: o caso do programa Qualifica Brasil
Palavras-chave:
Arquitetura da informação, Qualifica Brasil, EAD, PortalResumo
A qualificação profissional para demandantes do seguro-desemprego é exigência da legislação brasileira. O então Ministério do Trabalho buscou, em parceria com a UnB e o Ibict, viabilizar a qualificação dos profissionais em situação de desemprego por meio da educação a distância (EAD). Um dos desafios do projeto foi compreender como o ambiente virtual poderia influenciar na concretização de matrículas. Assim, chegou-se ao problema desta pesquisa: como a arquitetura da informação pode impactar positivamente a experiência dos usuários na busca por cursos técnicos? Por arquitetura da informação, entende-se a organização e a disponibilização dos conteúdos informacionais no ambiente analisado. O objetivo foi identificar o impacto da arquitetura da informação na experiência dos usuários de cursos EAD do portal Escola do Trabalhador, ligado ao projeto QualificaBrasil. Para responder tal questão, foram analisadas as interações dos usuários com o portal entre os anos de 2017 e 2018 a partir do Google Analytics. Com base nos resultados, fez-se experimentação de nova arquitetura de informação com posterior coleta e análise de dados relativas às interações dos usuários no portal. Como resultados, observou-se que as mudanças implementadas possibilitaram crescimento do percentual dos cadastros realizados, se comparados aos três meses anteriores à mudança. Pode-se observar também que a maneira como os usuários acessaram os links disponibilizados no portal foi mais objetiva e direta. Ao final do estudo concluiu-se que a arquitetura da informação possui papel fundamental na interação do usuário com ambientes web, sendo possível remodelar a experiência do usuário a partir do redesenho da arquitetura do portal.Downloads
Publicado
04/06/2019
Edição
Seção
Contexto da escola do trabalhador
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Como Citar
O impacto da arquitetura da informação na melhoria do acesso a conteúdos técnicos: o caso do programa Qualifica Brasil. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4664