Gamificação como estratégia motivacional para cursos na plataforma Escola do Trabalhador: um relato de experiência

Autores

  • Wander Cleber Maria Pereira da Silva
  • Gabriela Chaves de Moraes
  • Lucas Soares Souza
  • Mateus Vieira da Silva Roriz
  • Mateus de Oliveira Barbosa

Palavras-chave:

Ensino a distância (EaD), Gamificação, Octalysis, Motivação, Core Drive

Resumo

Nos cursos a distância, o grau de envolvimento dos cursistas tem sido um problema recorrente. Visando mitigar essa questão, foi gamificado um curso da plataforma de ensino a distância Escola do Trabalhador do Ministério do Trabalho. A gamificação proposta utilizou conceitos, mecânicas e técnicas baseados no framework Octalysis. O artigo relata essa experiência, detalhando como foi o processo de construção, as principais características e os desafios relacionados ao processo de gamificar um curso em uma plataforma EaD. Analisando a gamificação realizada, pode-se observar que técnicas como Narrativa, Pontos, Virtual Goods e barras de progresso se mostraram mais apropriadas em função do grande alcance de perfis de jogadores e com isso se correlaciona bem com a proposta de EaD. Finalmente, em função de o curso estar em fase de implantação, ainda não foi possível aferir os resultados efetivos da gamificação sobre a motivação dos cursistas; assim, pesquisas nesse sentido deverão ser realizadas no futuro.

Biografia do Autor

  • Wander Cleber Maria Pereira da Silva

    Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF -  Brasil.

    Professor da Universidade de Brasília - Faculdade Gama (UnB/FGA) - Brasília, DF - Brasil.

  • Gabriela Chaves de Moraes

    Graduanda em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília - Faculdade Gama (UnB/FGA) - Brasília, DF - Brasil.

  • Lucas Soares Souza

    Graduando em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília - Faculdade Gama (UnB/FGA) - Brasília, DF - Brasil.

  • Mateus Vieira da Silva Roriz

    Graduando em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília - Faculdade Gama (UnB/FGA) - Brasília, DF - Brasil.

  • Mateus de Oliveira Barbosa

    Graduando em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília - Faculdade Gama (UnB/FGA) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Como Citar

Gamificação como estratégia motivacional para cursos na plataforma Escola do Trabalhador: um relato de experiência. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4668