Grupos de mujeres y ocio como herramientas de integración social con inmigrantes Latinoamericanas

Autores

  • Itziar Alonso-Arbiol Universidad del País vasco UPV/EHU https://orcid.org/0000-0002-4638-085X
  • Dra. Magdalena Bobowik Investigadora postdoctoral de la Universidad Pompeu Fabra, Barcelona, España.

Resumo

As instituições e/ou ONGs especificamente orientadas para as necessidades da população imigrante fornecem um apoio fundamental para a inclusão social deste grupo. As atividades de lazer organizadas por grupos locais de mulheres poderiam ser uma ferramenta válida para a inclusão social das mulheres imigrantes. Este estudo explorou as percepções de algumas mulheres imigrantes em relação as Casas de Mulheres e grupos não mistos de lazer ativo. O objetivo era compreender que elementos tinham sido capazes de contribuir para uma melhor adaptação cultural no País Basco (região da Espanha), para apoiar seu empoderamento, bem como para um aumento de seu bem-estar. Foram entrevistadas sete mulheres imigrantes de vários países da América Latina que participaram de atividades de grupo de mulheres. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, e com estratégia de análise de conteúdo incluiu-se a triangulação por dois especialistas. Os testemunhos fornecidos pelas mulheres entrevistadas sugerem que o tempo livre em grupos de mulheres emerge como uma ferramenta de intervenção social, onde as atividades facilitam a inclusão social, promovem o bem-estar das mulheres e onde o componente relacional é fundamental e definidor desse tempo livre. A Casa da Mulher e os grupos de mulheres podem ser uma ferramenta de intervenção social de |apoderamento e participação das mulheres imigrantes latinas, embora alguns grupos feministas sejam percebidos como não muito inclusivos. Os resultados da análise estão ligados às recomendações aplicadas para a inclusão social em grupos de mulheres.

Biografia do autor

Dra. Magdalena Bobowik, Investigadora postdoctoral de la Universidad Pompeu Fabra, Barcelona, España.

Doctora en Psicología por la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea UPV/EHU, Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa, España.

Publicado

13/01/2021

Como citar

Alonso-Arbiol, I., & Bobowik, M. . (2021). Grupos de mujeres y ocio como herramientas de integración social con inmigrantes Latinoamericanas. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5508