Resiliencia comunitaria y bienestar en adolescentes en desprotección socio-familiar

Autores

  • Carolina Alzugaray Ponce Universidad Santo Tomás
  • Estibaliz Mateos-Pérez Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España
  • Saioa Teletxea Artzamendi Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Resumo

A resiliência comunitária (RC) tem sido objeto de crescente interesse nos últimos anos. A RC é definida como a capacidade de uma comunidade para enfrentar adversidades coletivas, regular emoções coletivas e usar efetivamente os recursos da comunidade e o capital social, para construir uma percepção da eficácia coletiva. Em segundo lugar, um estudo de caso e controle, avaliou a RC em adolescentes de dois países (Espanha e Chile), comparando um grupo de jovens em estado de desproteçao familiar e que estava sob a supervisão de serviços sociais e jovens em situação de normalidade que estavam morando com suas famílias (N = 522, 45,2% mulheres, idade média M = 15,47, D = 1,29, 109 do Chile (45 casos e 64 controles) e do País Basco (39 casos e 374 controles). Sao descritas a situação dos menores em dois contextos com sistemas de proteção social. São compardos os niveis de RC em suas dimensões Regulação Emocional, Capital Social e Eficácia Coletiva e o grau de apoio social da família e dos pares. Este estudo avança no conhecimento das maneiras pelas quais a promoção da resiliência comunitaria, com o objetivo de fortalecer os adolescentes em situações de alto risco e vulnerabilidade sócio-familiar. São propostas no estudo, linhas de ação com menores em situações de falta de desproteçao proteção, em funçao do contexto social e das políticas sociais do país.

Biografia do autor

Estibaliz Mateos-Pérez, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Doctora en Psicología por la Universidad de Deusto, Bilbao, España.
Profesora en el Departamento de Psicología Social, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España.
ID ORCID: 0000-0003-2173-9691

Saioa Teletxea Artzamendi, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Doctora, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España.
Profesora agregada, Departamento de Psicología Social, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España.
ID ORCID: 0000-0003-3682-9155
ID WOS: K-4927-2014

Publicado

13/01/2021

Como citar

Alzugaray Ponce, C., Mateos-Pérez, E., & Teletxea Artzamendi, S. (2021). Resiliencia comunitaria y bienestar en adolescentes en desprotección socio-familiar. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5518