Bienestar subjetivo en niños, niñas y adolescentes del Sistema de Protección de Infancia y Justicia Juvenil en Chile

Autores

  • Marian Bilbao Universidad Alberto Hurtado http://orcid.org/0000-0002-5984-4908
  • Javier Torres-Vallejos Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Viña del Mar, Chile
  • Joel Juarros-Basterretxea Facultad de Ciencias Sociales y Jurídicas, Universidad de Tarapacá, Arica, Chile

Resumo

Estudos sobre o bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes tornaram-se mais relevantes na última década, fornecendo uma nova perspectiva sobre a satisfação com suas vidas. No entanto, as realidades de grupos específicos, como aqueles que vivem em situações de maior vulnerabilidade, permanecem desconhecidas. No Chile, a maioria das políticas de proteção dos direitos da criança e justiça juvenil é implementada por ONGs, por meio de projetos oferecidos pelo Serviço Nacional de Menores, que atende principalmente setores de alta vulnerabilidade social. O objetivo deste artigo é descrever o bem-estar subjetivo de crianças e adolescentes que o Serviço Nacional de Menores fornece por meio de programas ambulatoriais. A amostra foi composta por 405 usuários de programas de proteção de direitos, justiça juvenil e assistência residencial. Vários instrumentos foram aplicados para medir seu bem-estar subjetivo, além de seu relacionamento com o programa e com os profissionais. Os resultados mostram uma associação positiva entre todas as escalas de bem-estar e satisfação aplicadas e com indicadores de conexão e satisfação com os programas, que é considerada uma variável relevante e a ter em conta na análise do bem-estar das crianças neste tipo de programas. As implicações dos resultados para a protecção da infância e programas de justiça juvenil, que devem ser considerados na consepção do programas e avaliação dos indicadores de bem-estar, são discutidas.

Biografia do autor

Javier Torres-Vallejos, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Viña del Mar, Chile

Doctor en Psicología por la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, y por la Universidad de Girona, España.
Investigador asociado, Centro de Investigación para la Educación Inclusiva, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Viña del Mar, Chile.
ID ORCID: 0000-0002-4229-7768

Joel Juarros-Basterretxea, Facultad de Ciencias Sociales y Jurídicas, Universidad de Tarapacá, Arica, Chile

Doctor en Educación y Psicología por la Universidad de Oviedo, España.
Académico, Facultad de Ciencias Sociales y Jurídicas, Universidad de Tarapacá, Arica, Chile.
ID ORCID: 0000-0002-7739-5421

Publicado

13/01/2021

Como citar

Bilbao, M., Torres-Vallejos, J., & Juarros-Basterretxea, J. (2021). Bienestar subjetivo en niños, niñas y adolescentes del Sistema de Protección de Infancia y Justicia Juvenil en Chile. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5523