O processo de construção do perfil de competências de gestores de uma instituição pública brasileira

Autores

  • Thiago Dias Costa Universidade Federal do Pará
  • Camila Carvalho Ramos Universidade Federal do Pará
  • César Augusto Barth Universidade Federal do Pará
  • Valéria Moura Venturella Receita Federal do Brasil
  • Mara Lucia Monteiro Vieira Aposentada

Resumo

O presente estudo se propôs a descrever o processo de construção do perfil de competências gerenciais dos diferentes níveis hierárquicos (operacional, tático e estratégico) de uma instituição pública brasileira de grande porte, compartilhado entre instituição e líderes. Participaram do estudo 68 gestores de diferentes níveis hierárquicos da Instituição. Uma análise documental foi conduzida para preliminarmente determinar competências e respectivas evidências comportamentais, validadas posteriormente por gestores de níveis operacional, tático e estratégico, que participaram de entrevistas para adequá-las às suas realidades. Ao final do estudo foram identificadas 18 competências agrupadas em 3 categorias: pessoas, estratégia e resultado. O processo favoreceu a descrição de um perfil de competências amplo e diversificado, condizente com o contexto atual de atuação dos gestores públicos, adaptado ao nível hierárquico e às características da organização. A partir do estudo e procedimento aqui descritos, as organizações públicas poderão mapear o perfil de competências gerenciais dos seus diferentes níveis hierárquicos, bem como estruturar programas de desenvolvimento gerencial e definição de outras políticas de gestão de pessoas, alinhadas aos dispositivos legais e às características de cada organização.

Biografia do autor

Thiago Dias Costa , Universidade Federal do Pará

Graduado em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, SP, Brasil.

Professor, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Camila Carvalho Ramos, Universidade Federal do Pará

Graduado em Psicologia, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Professora, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

César Augusto Barth , Universidade Federal do Pará

Graduado em Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Doutorando em Teoria e Pesquisa do comportamento, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Valéria Moura Venturella , Receita Federal do Brasil

Graduado em Pedagogia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Analista Tributária, Receita Federal do Brasil (RFB), Uruguaiana, RS, Brasil.

Mara Lucia Monteiro Vieira, Aposentada

Graduado em Ciências Econômicas, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Auditora Fiscal Aposentada da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, Receita Federal do Brasil (RFB), Brasília, DF, Brasil.

Publicado

10/03/2022

Como citar

Dias Costa , T. ., Carvalho Ramos, C. ., Barth , C. A. ., Moura Venturella , V. ., & Monteiro Vieira, M. L. . (2022). O processo de construção do perfil de competências de gestores de uma instituição pública brasileira. Inclusão Social, 14(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5890