Pontes entre passado e futuro:
observações sobre gênero e a educação museal no Brasil entre 1958 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i2.6376Palavras-chave:
educação museal, gênero, mulheres, museu histórico nacional, política nacional de educação musealResumo
Este artigo apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa de mestrado em curso no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS), que tem como objetivo identificar concepções pedagógicas presentes na produção intelectual de mulheres que atuaram no Museu Histórico Nacional entre 1922 e 1958. Parte da análise de artigos publicados nos Anais do Museu Histórico Nacional para promover uma reflexão sobre rupturas e permanências presentes no desenvolvimento da educação museal enquanto campo prático, teórico e profissional, no Brasil, a partir de uma comparação com o conteúdo dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal. A identificação da contribuição de mulheres para a constituição histórica da educação museal é tida como elemento de reconhecimento, inclusão social e valorização de mulheres na produção intelectual do campo da Museologia em sua interface com a Educação.
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