Museus e inclusão social a partir das tecnologias digitais

Autores

  • Laís Barbudo Carrasco Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i1.6451

Resumo

A inclusão social em museus refere-se aos esforços ativos feitos pelos museus para garantir que seus espaços, exposições, programas e recursos sejam acessíveis, acolhedores e relevantes para uma ampla gama de indivíduos e comunidades. Nessa perspectiva, as tecnologias digitais desempenham um papel crucial na promoção da inclusão social e da diversidade nos museus. Elas oferecem oportunidades para que os museus alcancem um público mais amplo, quebrem barreiras e criem experiências mais inclusivas. Diante do exposto, questiona-se qual é o papel das tecnologias digitais na promoção da inclusão social nos museus. Sendo assim, este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre o papel das tecnologias digitais em ações de inclusão social em museus. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é classificada como qualitativa e exploratória. Neste contexto, foi efetuado um levantamento bibliográfico e revisão de literatura de estudos sobre a temática de inclusão social em museus a partir de tecnologias digitais de modo a responder ao questionamento inicial e objetivo desta pesquisa. Conclui-se que, a partir de tecnologias digitais, os museus podem contribuir para a inclusão social criando espaços inclusivos, representando diversas vozes, engajando-se com as comunidades, promovendo educação e aprendizado, adotando abordagens colaborativas, ampliando e ressignificando narrativas, e defendendo a mudança e coesão social. Consequentemente, ao promover a acessibilidade, a representação e o envolvimento da comunidade, a partir de tecnologias digitais, os museus podem se tornar instituições inclusivas que promovem o diálogo, a compreensão e um sentimento de pertencimento para todos os visitantes e comunidades.

Biografia do Autor

  • Laís Barbudo Carrasco, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Doutora em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/7793712097080187

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil.

    Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/7390573927636069

Referências

BRADBURNE, J. M. Foreword. In: TALLON, L.; WALKER, K. (ed.). Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Lanham: AltaMira Press, 2008. E-book (264 p.). ISBN: 978-0759111196.

CAMERON, F.; KENDERDINE, S. (ed.). Theorizing digital cultural heritage: a critical discourse. Cambridge: MIT Press, 2007. E-book (480 p.).

CESÁRIO, V.; ACEDO, A.; NUNES, N.; NISI, V. Promoting social inclusion around cultural heritage through collaborative digital storytelling. In: WOLFEL, M.; BERNHARDT, J.; THIEL, S. (ed.). Artsit, interactivity and game creation. [S. l.]: Springer, 2021. p. 248-260, v. 422. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358481621_Promoting_Social_Inclusion_Around_Cultural_Heritage_Through_Collaborative_Digital_Storytelling. Acesso em 9 jun. 2024.

CONTARDI, L. A participatory museum for intercultural development: innovative fruition of South-Asian art collections in Italy. In: GURALNICK, D.; AUER, M. E.; POCE, A. (ed.). Creative approaches to technology-enhanced learning for the workplace and higher education. [S. l.]: Springer Nature, 2023. p. 129-140, v. 767. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374148875_A_Participatory_Museum_for_Intercultural_Development_Innovative_Fruition_of_South-Asian_Art_Collections_in_Italy. Acesso em: 9 jun. 2023.

DE LUCA, V.; GATTO, C.; LIACI, L.; CORCHIA, L.; CHIARELLO, S.; FAGGIANO, F.; SUMERANO, G.; PAOLIS, L. T. Virtual reality and spatial augmented reality for social inclusion: the “Includiamoci” project. Information, [s. l.], v. 14, n. 38, p. 2-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/info14010038. Disponível em: https://www.mdpi.com/2078-2489/14/1/38. Acesso em: 9 jun. 2024.

EID, H. Digital social innovation and the evolving role of digital in museums. In: DIGITAL SOCIAL INNOVATION AND THE EVOLVING ROLE OF DIGITAL IN MUSEUMS - MW, 19., 2019, Boston. Proceedings […]. Boston: [s. n.], 2019. p. 1-18.

FALK, J. H.; DIERKING, L. D. Enhancing visitor interaction and learning with mobile technologies. In: TALLON, L.; WALKER, K. (ed.). Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Lanham: AltaMira Press, 2008. p. 19-35. E-book (264 p.). ISBN: 978-0759111196.

FILIPPINI-FANTONI, S.; BOWEN, J. P. Mobile Multimedia: Reflections from the ten years of practice. In: TALLON, L.; WALKER, K. (ed.). Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Lanham: AltaMira Press, 2008. p. 79-97. E-book (264 p.). ISBN: 978-0759111196.

FISSI, S.; GORI, E.; ROMOLINI, A. Inclusivity and digital technologies in museums: lessons from an Italian experience. Museum Management and Curatorship, [s. l.], 1-16, Mar. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09647775.2024.2331437. Acesso em: 9 jun. 2024.

GAMMON, B.; BURCH, A. Designing mobile digital experiences. In: TALLON, L.; WALKER, K. (ed.). Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Lanham: AltaMira Press, 2008. p. 35-63. E-book (264 p.). ISBN: 978-0759111196.

GIGLITTO, D.; CIOLFI, L.; LOCKLEY, E.; KALDELI, E. (ed.) Digital approaches to inclusion and participation in cultural heritage: insights from research and practice in Europe. London: Routledge, 2023a. E-book (244 p.). ISBN: 978-1-032-23438-0.

GIGLITTO, D.; CIOLFI, L.; LOCKLEY, E.; CESARONI, F. Understanding the needs of institutional stakeholders in participatory cultural heritage and social innovation projects. Museum & Society, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 78-95, 2023b. Disponível em: https://shura.shu.ac.uk/32340/10/Giglitto-UnderstandingTheNeeds%28VoR%29.pdf. Acesso em: 9 jun. 2023.

GIGLITTO, D.; CIOLFI, L.; LOCKLEY, E.; KALDELI, E. (ed.). Cultural heritage and social impact: digital technologies for social inclusion and participation-Symposium Companion. United Kingdom: Sheffield Hallam University, 2021. E-book (30 p.). ISBN 978-1-84387-436-2. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351195980_Cultural_heritage_and_social_impact_Digital_technologies_for_social_inclusion_and_participation_-_Symposium_Companion. Acesso em: 9 jun. 2024.

HUANG, H. Y.; LIEM, C. S. L. Social inclusion in curated contexts: insights from museum practices. In: ACM CONFERENCE ON FAIRNESS, ACCOUNTABILITY, AND TRANSPARENCY, 22., 2022, Seoul. Proceedings […]. Seoul: ACM, 2022. p. 300-309. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3531146.3533095. Acesso em: 9 jun. 2022.

IZZO, F.; CAMMINATIELLO, I.; SASSO, P.; SOLIMA, L.; LOMBARDO, R. Creating customer, museum and social value through digital technologies: evidence from the MANN Assiri project. Socio-Economic Planning Sciences, [s. l.], n. 85, Feb. 2023, Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0038012122003093?via%3Dihub. Acesso em: 9 jun. 2024.

MANOUDAKIS, H.; PENTAZOU, L.; BAKATSAKI, M. Smart city and open-air museum: a digital application for the promotion of the old town of Chania. In:

MOROPOULOU, A.; GEORGOPOULOS, A.; LOANNIDES, M.; DOULAMIS, S.; RONCHI, A. (ed.). Transdisciplinary multispectral modeling and cooperation for the preservation of cultural heritage. Athens: Springer, 2023. p. 188-201, v. 1889. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-42300-0_16. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/373635545_Smart_City_and_Open-Air_Museum_A_Digital_Application_for_the_Promotion_of_the_Old_Town_of_Chania/link/659c3fb00bb2c7472b3cb324/download?_tp=eyJjb250ZXh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIiwicGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIn19. Acesso em: 9 jun. 2023.

PARRY, R. (ed.). Museums in a digital age. London: Routledge, 2010. E-book (496 p.). ISBN 9780415402620.

PERRY, L. Civic museums, social need, and inclusive digital practices. In: GIGLITTO, D.; CIOLFI, L.; LOCKLEY, E.; KALDELI, E. (ed.). Digital approaches to inclusion and participation in cultural heritage. London: Routledge, 2023. E-book (p. 98-113). ISBN: 9781003277606. DOI:10.4324/9781003277606.

PESCARIN, S.; BONANNO, V.; MARASCO, A. Social cohesion in interactive digital heritage experiences. Multimodal Technologies and Interaction, [s. l.], v. 7, n. 61, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/mti7060061. Disponível em: https://www.mdpi.com/2414-4088/7/6/61. Acesso em: 9 jun. 2024.

PISTOFIDIS, P.; ARNAOUTOGLOU, F.; IOANNAKIS, G.; MICHAILIDOU, N.; KARTA, M.; KIOURT, C.; PAVLIDIS, G.; MOUROUTSOS, S. G.; TSIAFAKI, D.; KOUTSOUDIS, A. Design and evaluation of smart-exhibit systems that enrich cultural heritage experiences for the visually impaired. Journal of Cultural Heritage, [s. l.], n. 60, p. 1-11, Mar./Apr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.culher.2023.01.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1296207423000055. Acesso em: 9 jun. 2023.

RUSSO, A.; WATKINS, J.; KELLY, L.; CHAN, S. Social media and cultural interactive experiences in museums. Nordisk Museologi, [s. l.], n. 1, p. 19-29, 2007. DOI: https://doi.org/10.5617/nm.3255. Acesso em: 9 jun. 2024.

VARGAS, F. E.; VILLELLI, M. B. La transición digital del patrimonio arqueológico: dos experiencias de digitalización en Norpatagonia (Provincia. de Río Negro y Parque Nacional Nahuel Huapi). Revista del Museo de Antropología, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 395-410, 2023. DOI: http://doi.org/10.31048/1852.4826.v16.n2.41591. Acesso em: 9 jun. 2024.

Downloads

Publicado

20/12/2024

Como Citar

Museus e inclusão social a partir das tecnologias digitais. (2024). Inclusão Social, 17(1). https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i1.6451