Museus e inclusão social a partir das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i1.6451Resumo
A inclusão social em museus refere-se aos esforços ativos feitos pelos museus para garantir que seus espaços, exposições, programas e recursos sejam acessíveis, acolhedores e relevantes para uma ampla gama de indivíduos e comunidades. Nessa perspectiva, as tecnologias digitais desempenham um papel crucial na promoção da inclusão social e da diversidade nos museus. Elas oferecem oportunidades para que os museus alcancem um público mais amplo, quebrem barreiras e criem experiências mais inclusivas. Diante do exposto, questiona-se qual é o papel das tecnologias digitais na promoção da inclusão social nos museus. Sendo assim, este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre o papel das tecnologias digitais em ações de inclusão social em museus. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é classificada como qualitativa e exploratória. Neste contexto, foi efetuado um levantamento bibliográfico e revisão de literatura de estudos sobre a temática de inclusão social em museus a partir de tecnologias digitais de modo a responder ao questionamento inicial e objetivo desta pesquisa. Conclui-se que, a partir de tecnologias digitais, os museus podem contribuir para a inclusão social criando espaços inclusivos, representando diversas vozes, engajando-se com as comunidades, promovendo educação e aprendizado, adotando abordagens colaborativas, ampliando e ressignificando narrativas, e defendendo a mudança e coesão social. Consequentemente, ao promover a acessibilidade, a representação e o envolvimento da comunidade, a partir de tecnologias digitais, os museus podem se tornar instituições inclusivas que promovem o diálogo, a compreensão e um sentimento de pertencimento para todos os visitantes e comunidades.
Referências
BRADBURNE, J. M. Foreword. In: TALLON, L.; WALKER, K. (ed.). Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Lanham: AltaMira Press, 2008. E-book (264 p.). ISBN: 978-0759111196.
CAMERON, F.; KENDERDINE, S. (ed.). Theorizing digital cultural heritage: a critical discourse. Cambridge: MIT Press, 2007. E-book (480 p.).
CESÁRIO, V.; ACEDO, A.; NUNES, N.; NISI, V. Promoting social inclusion around cultural heritage through collaborative digital storytelling. In: WOLFEL, M.; BERNHARDT, J.; THIEL, S. (ed.). Artsit, interactivity and game creation. [S. l.]: Springer, 2021. p. 248-260, v. 422. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358481621_Promoting_Social_Inclusion_Around_Cultural_Heritage_Through_Collaborative_Digital_Storytelling. Acesso em 9 jun. 2024.
CONTARDI, L. A participatory museum for intercultural development: innovative fruition of South-Asian art collections in Italy. In: GURALNICK, D.; AUER, M. E.; POCE, A. (ed.). Creative approaches to technology-enhanced learning for the workplace and higher education. [S. l.]: Springer Nature, 2023. p. 129-140, v. 767. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374148875_A_Participatory_Museum_for_Intercultural_Development_Innovative_Fruition_of_South-Asian_Art_Collections_in_Italy. Acesso em: 9 jun. 2023.
DE LUCA, V.; GATTO, C.; LIACI, L.; CORCHIA, L.; CHIARELLO, S.; FAGGIANO, F.; SUMERANO, G.; PAOLIS, L. T. Virtual reality and spatial augmented reality for social inclusion: the “Includiamoci” project. Information, [s. l.], v. 14, n. 38, p. 2-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/info14010038. Disponível em: https://www.mdpi.com/2078-2489/14/1/38. Acesso em: 9 jun. 2024.
EID, H. Digital social innovation and the evolving role of digital in museums. In: DIGITAL SOCIAL INNOVATION AND THE EVOLVING ROLE OF DIGITAL IN MUSEUMS - MW, 19., 2019, Boston. Proceedings […]. Boston: [s. n.], 2019. p. 1-18.
FALK, J. H.; DIERKING, L. D. Enhancing visitor interaction and learning with mobile technologies. In: TALLON, L.; WALKER, K. (ed.). Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Lanham: AltaMira Press, 2008. p. 19-35. E-book (264 p.). ISBN: 978-0759111196.
FILIPPINI-FANTONI, S.; BOWEN, J. P. Mobile Multimedia: Reflections from the ten years of practice. In: TALLON, L.; WALKER, K. (ed.). Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Lanham: AltaMira Press, 2008. p. 79-97. E-book (264 p.). ISBN: 978-0759111196.
FISSI, S.; GORI, E.; ROMOLINI, A. Inclusivity and digital technologies in museums: lessons from an Italian experience. Museum Management and Curatorship, [s. l.], 1-16, Mar. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09647775.2024.2331437. Acesso em: 9 jun. 2024.
GAMMON, B.; BURCH, A. Designing mobile digital experiences. In: TALLON, L.; WALKER, K. (ed.). Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Lanham: AltaMira Press, 2008. p. 35-63. E-book (264 p.). ISBN: 978-0759111196.
GIGLITTO, D.; CIOLFI, L.; LOCKLEY, E.; KALDELI, E. (ed.) Digital approaches to inclusion and participation in cultural heritage: insights from research and practice in Europe. London: Routledge, 2023a. E-book (244 p.). ISBN: 978-1-032-23438-0.
GIGLITTO, D.; CIOLFI, L.; LOCKLEY, E.; CESARONI, F. Understanding the needs of institutional stakeholders in participatory cultural heritage and social innovation projects. Museum & Society, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 78-95, 2023b. Disponível em: https://shura.shu.ac.uk/32340/10/Giglitto-UnderstandingTheNeeds%28VoR%29.pdf. Acesso em: 9 jun. 2023.
GIGLITTO, D.; CIOLFI, L.; LOCKLEY, E.; KALDELI, E. (ed.). Cultural heritage and social impact: digital technologies for social inclusion and participation-Symposium Companion. United Kingdom: Sheffield Hallam University, 2021. E-book (30 p.). ISBN 978-1-84387-436-2. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351195980_Cultural_heritage_and_social_impact_Digital_technologies_for_social_inclusion_and_participation_-_Symposium_Companion. Acesso em: 9 jun. 2024.
HUANG, H. Y.; LIEM, C. S. L. Social inclusion in curated contexts: insights from museum practices. In: ACM CONFERENCE ON FAIRNESS, ACCOUNTABILITY, AND TRANSPARENCY, 22., 2022, Seoul. Proceedings […]. Seoul: ACM, 2022. p. 300-309. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3531146.3533095. Acesso em: 9 jun. 2022.
IZZO, F.; CAMMINATIELLO, I.; SASSO, P.; SOLIMA, L.; LOMBARDO, R. Creating customer, museum and social value through digital technologies: evidence from the MANN Assiri project. Socio-Economic Planning Sciences, [s. l.], n. 85, Feb. 2023, Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0038012122003093?via%3Dihub. Acesso em: 9 jun. 2024.
MANOUDAKIS, H.; PENTAZOU, L.; BAKATSAKI, M. Smart city and open-air museum: a digital application for the promotion of the old town of Chania. In:
MOROPOULOU, A.; GEORGOPOULOS, A.; LOANNIDES, M.; DOULAMIS, S.; RONCHI, A. (ed.). Transdisciplinary multispectral modeling and cooperation for the preservation of cultural heritage. Athens: Springer, 2023. p. 188-201, v. 1889. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-42300-0_16. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/373635545_Smart_City_and_Open-Air_Museum_A_Digital_Application_for_the_Promotion_of_the_Old_Town_of_Chania/link/659c3fb00bb2c7472b3cb324/download?_tp=eyJjb250ZXh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIiwicGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIn19. Acesso em: 9 jun. 2023.
PARRY, R. (ed.). Museums in a digital age. London: Routledge, 2010. E-book (496 p.). ISBN 9780415402620.
PERRY, L. Civic museums, social need, and inclusive digital practices. In: GIGLITTO, D.; CIOLFI, L.; LOCKLEY, E.; KALDELI, E. (ed.). Digital approaches to inclusion and participation in cultural heritage. London: Routledge, 2023. E-book (p. 98-113). ISBN: 9781003277606. DOI:10.4324/9781003277606.
PESCARIN, S.; BONANNO, V.; MARASCO, A. Social cohesion in interactive digital heritage experiences. Multimodal Technologies and Interaction, [s. l.], v. 7, n. 61, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/mti7060061. Disponível em: https://www.mdpi.com/2414-4088/7/6/61. Acesso em: 9 jun. 2024.
PISTOFIDIS, P.; ARNAOUTOGLOU, F.; IOANNAKIS, G.; MICHAILIDOU, N.; KARTA, M.; KIOURT, C.; PAVLIDIS, G.; MOUROUTSOS, S. G.; TSIAFAKI, D.; KOUTSOUDIS, A. Design and evaluation of smart-exhibit systems that enrich cultural heritage experiences for the visually impaired. Journal of Cultural Heritage, [s. l.], n. 60, p. 1-11, Mar./Apr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.culher.2023.01.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1296207423000055. Acesso em: 9 jun. 2023.
RUSSO, A.; WATKINS, J.; KELLY, L.; CHAN, S. Social media and cultural interactive experiences in museums. Nordisk Museologi, [s. l.], n. 1, p. 19-29, 2007. DOI: https://doi.org/10.5617/nm.3255. Acesso em: 9 jun. 2024.
VARGAS, F. E.; VILLELLI, M. B. La transición digital del patrimonio arqueológico: dos experiencias de digitalización en Norpatagonia (Provincia. de Río Negro y Parque Nacional Nahuel Huapi). Revista del Museo de Antropología, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 395-410, 2023. DOI: http://doi.org/10.31048/1852.4826.v16.n2.41591. Acesso em: 9 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laís Barbudo Carrasco, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.