Inclusão social digital e os museus
experiências, diretrizes e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i1.6514Palavras-chave:
inclusão social digital, acessibilidade digital, literacia digital, museus, tecnologias digitaisResumo
Este artigo apresenta-se como um convite à reflexão sobre a compreensão de inclusão social digital, especialmente quando falamos de museus. Neste sentido, apresentamos três frentes de problematizações. A primeira situa as experiências, em tornar os museus mais acessíveis e inclusivos, imersas em um processo de transformação destas instituições, afetadas pelas tecnologias digitais. A segunda conecta estas mudanças a um contexto de atualizações conceituais e estratégicas, a partir de diretrizes políticas, que estão expandindo noções, como as de acessibilidade digital e de literacia digital. A terceira sinaliza perspectivas para uma maior e melhor inclusão social digital nos museus. Estas problematizações foram desenvolvidas, metodologicamente, através de pesquisa documental e análise de espaços museológicos, sobretudo on line, articuladas com discussões teóricas.
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