Educação antirracista para o patrimônio
uma proposta insurgente em favor das vidas negras
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i2.6569Palavras-chave:
antirracismo, educação, patrimônio cultural, interculturalidade crítica, memóriaResumo
A luta contra o racismo inclui medidas importantes como a construção dialógica de políticas efetivamente antirracistas de educação para as diferenças, no combate a estereótipos e estigmatizações que criem oportunidades para pessoas que, em função da sua origem racial, historicamente, são atacadas pela colonialidade. É essencial reconhecer que o combate ao racismo implica na busca por uma coexistência justa e inclusiva que respeite e valorize as diferenças. Para uma sociedade igualitária, se requer uma mudança estrutural para superar o racismo em todas as suas formas. O presente artigo se corporifica no debate sobre a qualificação das relações étnico-raciais a partir de uma modalidade de projeto educativo-cultural sociorreferenciado como estratégia de aquilombamento que promova reflexão crítica sobre patrimônio, memória e educação, na perspectiva antirracista. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e pesquisa ação na ensejando a análise de políticas públicas de salvaguarda e a relação estabelecida entre sujeitos de cultura e o patrimônio cultural no contexto educacional para o uso político desse patrimônio em perspectiva holística.
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