Documentação popular na Rede de Bibliotecas Escolares do Sistema Municipal de Ensino de Vila Velha, Espírito Santo
projeto “Entre Versos e Rimas"
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v18i2.7641Palavras-chave:
documentação popular, bibliotecas escolares, projeto “Entre versos e rimas”, educação críticaResumo
Este artigo insere-se na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação ao tratar da documentação popular como expressão informacional, cultural e educativa no contexto das bibliotecas escolares. Parte-se da compreensão de que esses espaços, por sua função pedagógica e social, podem atuar como agentes de transformação, sobretudo junto a comunidades em situação de vulnerabilidade. Observa-se uma lacuna significativa na produção científica quanto à presença, à valorização e ao tratamento da documentação popular nas bibliotecas escolares brasileiras. Tem-se como objetivo geral evidenciar a produção da documentação popular no projeto “Entre Versos e Rimas” das Rede de Bibliotecas Escolares do Sistema Municipal de Ensino de Vila Velha-ES. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, com uso da análise de conteúdo. Os resultados indicam que o projeto promove ampla participação da comunidade escolar, com expressiva produção de textos e imagens sobre temas como racismo, cultura local, desigualdade social, meio ambiente e identidade. Essas manifestações constituem documentação popular ao expressarem vivências e visões críticas dos participantes, reforçando o protagonismo discente e docente. Conclui-se que a incorporação da documentação popular nas bibliotecas escolares amplia o acesso à informação significativa, fortalece a função educativa da biblioteca e consolida seu papel como promotora de cidadania, memória e pertencimento.
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