REPUTAÇÃO, CONFIANÇA E RECIPROCIDADE EM PROJETOS DE CONSUMO COLABORATIVO: o caso da comunidade de couchsurfers do Rio de Janeiro

Autores

  • Natália Mazotte

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2014v1n1.p115-126

Resumo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a rede de interação formada por meio do site couchsurfing.org no município do Rio de Janeiro, na tentativa de compreender, a partir da observação participante e com base nos resultados de uma pesquisa aplicada aos membros da comunidade de couchsurfers do Rio de Janeiro, algumas formas de construção das relações de confiança, reputação e reciprocidade em redes colaborativas. Desse modo, busca-se contribuir para entender a importância da lógica P2P para os novos comportamentos sociais que têm afetado a moral contemporânea. Passamos de uma cultura em que individualismo e consumismo são reverenciados para outra em que comunidade e compartilhamento contam mais. É sinalizada a passagem da nossa atual economia baseada em um sistema de interesse próprio (self-interest) para uma economia de trocas baseada em motivações não materiais de uma coletividade.

Abstract

This research aims to investigate the interaction network formed through Couchsurfing.org web site in Rio de Janeiro, in a way to understand, through participant observation and based on the results of a survey applied to members of the community of couchsurfers of Rio de Janeiro, some ways of building relationships of trust, reputation and reciprocity in collaborative network. Thus, we seek to contribute to understand the importance of logical P2P for new social behaviors that have affected contemporary moral. We have gone from a culture where individualism and consumerism are revered to one in which the community and share count more. We have signaled the transition from our current economy based on a system of self (self-interest) for an exchange economy based on non-material motivations of a collective interest savings.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/10/2014

Como citar

MAZOTTE, N. REPUTAÇÃO, CONFIANÇA E RECIPROCIDADE EM PROJETOS DE CONSUMO COLABORATIVO: o caso da comunidade de couchsurfers do Rio de Janeiro. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 1, p. 115–126, 2014. DOI: 10.21721/p2p.2014v1n1.p115-126. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/1471. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos