ESTRUTURA DE PESQUISA EM REDE: O CASO DA REDE NACIONAL DE PESQUISAS CLÍNICAS EM HOSPITAIS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2017v4n1.p130-146Resumo
A pesquisa clínica no Brasil precisa rever a parceria entre a indústria farmacêutica, a academia científica e o governo. A Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais Docentes (RNPC) foi criada em 2005, com o objetivo de estabelecer uma rede de ensaios brasileiros. E com o objetivo de destacar as características da RNPC que dificultam ou promovem esforços de pesquisa clínica bem-sucedidos, este estudo descritivo exploratório foi desenvolvido com uma abordagem de estudo de caso qualitativo. Na pesquisa, o software Gephi foi usado para visualizar a rede usando o algoritmo de layout Force Atlas 2. Os resultados bem-sucedidos estão relacionados ao treinamento de profissionais, a promoção de pesquisa com foco no SUS em intercâmbio acadêmico e técnico entre as instituições.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.